Aos meus queridos leitores

Origem dos visitantes
País                                       Visitas            %
United States                             41              47.1
Brazil                                          32              36.8
France                                          4                4.6
China                                            2                2.3
Germany                                       2                2.3
Portugal                                        1                1.1
Italy                                               1                1.1
India                                              1                1.1
Europe                                          1                1.1
Canada                                         1                1.1
Austria                                           1                1.1                    


Apresento a estatística acima para tecer algumas considerações e compartilhá-las com vocês.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que leem o que escrevo, é um privilégio ter leitores como vocês que tecem comentários que me deixam orgulhoso pelo que faço, e procuro sempre aprimorar meus textos para não frustrar as expectativas dos senhores.
Isso se chama busca da qualidade.

Com meus dois livros publicados aprendi muito. No primeiro, "EU POETA2008", lançado em 2010, com a ansiedade natural da primeira vez, não publiquei o livro ideal, contudo, meus leitores o elogiaram.
Isso se chama  prova de grande benevolência.

No segundo, "INTIMIDADES", escolhi cada poesia, fiz uma revisão criteriosa, mas na segunda revisão ainda reparei que existiam probleminhas a sanar e então resolvi contratar uma revisora, que não encontrou quase nenhum erro, contudo os erros, mesmo poucos, como vírus, contaminam uma obra e desqualifica-a. Atualmente estou preparando meu terceiro livro que será de contos.

Lá em cima mostro a estatística dos meus leitores, correspondente aos primeiros dez dias do mês de dezembro.
Como todos podem notar, meu maior público são leitores dos Estados Unidos, seguido logo abaixo por leitores brasileiros e pelos demais, mas não menos importantes, do resto do mundo.

Acredito que sejam leitores brasileiros radicados em terras estrangeiras, ávidos de palavras de brasilidade que me dão esse privilégio, se assim for, ótimo, estou fazendo meu papel de levar para eles um pouco do nosso torrão. Há também a possibilidade de serem leitores que estudem português e também aqueles que usem os tradutores automáticos da rede.

Não conheço dados estatísticos de outros autores do Recanto das Letras e se esse fenômeno se repete com eles, mas o que deduzo desses números é que o número de leitores brasileiros seja mesmo muito escasso devido a nossa falta de cultura de ler, de nossa baixa escolaridade e da falta de incentivo governamental para a leitura... (existem bibliotecas em todas as escolas?).

Outro fator importante: o custo do livro no Brasil é muito alto, principalmente se for levado em consideração o salário médio do brasileiro. Existe um outro fator também que é extremamente preponderante, as livrarias não aceitam vender os livros dos autores desconhecidos, preferem vender os livros de autores americanos que fizeram sucesso de venda lá. De certa forma compreensível, então o autor brasileiro tem que vender livros em bancas de jornais, salões de cabelereiro, lojas de conveniência de postos de gasolina, etc.  É uma barra...

Fica agora, o meu pedido, para que os leitores estrangeiros ou radicados fora se identifiquem, que se comuniquem com o autor para que eu possa confirmar essa estatística, porque até a própria crença em estatística é duvidosa na nossa terra, onde há tanta manipulação de dados.

Sou muito grato a todos, desejo um FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO e que todos possamos estar juntos no ano que se inicia, com muita PAZ, HARMONIA E AMOR .

Um abraço, 

          Elzio.