Estávamos em férias ... continuação 47a. carta "Um lindo renascer - Os progressos da Fisioterapia Neurológica"

Os progressos da fisioterapia neurológica

A reabilitação neurológica é uma luta gratificante. Repetir... repetir...até o aprendizado aparecer. E tudo deve começar do começo. Traduzindo, não dá para esperar que a perna vai se mexer sem que os músculos, tendões, e outros itens do aparelho motor do corpo humano estejam sendo percebidos pelo cérebro. Um bom fisioterapeuta neurológico vai ajudar muito, pois entende da anatomia humana e do funcionamento cerebral.

Os exercícios iniciais se aproximavam do engatinhar de um bebezinho. Sistematizado e seqüenciado. Informando ao cérebro em voz alta a ação executada: dobrar, puxar, esticar, encolher e o local do corpo que está sendo trabalhado.

“Dobre o seu joelho esquerdo”. Falar e fazer. É um exemplo.

Quem assistia achava uma coisa de doido. Julgamentos externos: que a família estava estressada, que era judiação com o paciente, que não precisava falar tão alto, que não precisava repetir tanto, que.... e que...

E ainda levantavam a dúvida se o profissional fisioterapeuta ia mesmo obter resultado.

Os exercícios precisavam de três a cinco pessoas. Às vezes, no início, precisava de seis. Depois à medida que cada movimento foi sendo assimilado o número de ajudantes ia diminuindo.

Cama. Tatame. Bicicleta. Andador. Piscina. Veja a evolução! Deitado. Sentado. Em pé. Flutuando.

Apenas tentar fazer o movimento. Depois, realizá-lo isoladamente. Conseguir repetir sozinho. Entender a associação dos movimentos, antes executados separadamente.

Um bebezinho faz tudo isso com graça e com naturalidade. Existe um universo de células empurrando para a evolução.

Um corpo adulto vai precisar fazer tudo isso com muita dor, muito esforço, muita dificuldade. Existe um universo de células reaprendendo.

É UM LINDO RENASCER.

Rosa Destefani
Enviado por Rosa Destefani em 04/12/2012
Reeditado em 04/12/2012
Código do texto: T4019766
Classificação de conteúdo: seguro