Uma Pequena Grande Lição

Eu estava sentado, olhando a paisagem quando vejo um pequena formiga passando perto de mim, a trabalhar! A pequenina estava carregando uma folha (enorme quando comparei com seu minúsculo tamanho), olhei para a cena, curioso.

A pequena formiga encontrava obstáculos a cada centímetro que percorria. Por vezes andava um pouco mais a frente sem a folha (talvez para reconhecer o caminho, quem sabe?!) e retornava segundos depois e recolhia a folha e novamente seguia seu percurso, sua batalha particular.

Fiquei observando por longos minutos, e aquela pequenina não desistia em momento algum, sempre se esforçando para continuar levando a folha. Por vezes até pensava que ela ia desistir (não podia estar mais enganado), Ela sempre pegava novamente a folha e continuava a batalha!

Pensei: "Que formiga boba, por quê não desisti e busca algo menor e mais fácil de se carregar?!"

Mas ela continuava sua Jornada.

Após vários minutos chegou em um espaço onde havia várias formigas e mais folhas, e lá depositou finalmente sua folhinha, tão sofrida para se conseguir.

Comecei a sentir um nó no peito, não sabia o porque naquele momento, mas parei olhando aquele amontoado de folhas, onde minha pequena amiga havia depositado sua folhinha, e uma palavra veio à mente: "PERSISTÊNCIA"

Aquela formiga, pequena, me ensinara um grande valor... eu ali observando pensei que ela desistiria, mas com aquela folha que ela levou alimentária sua colônia (quanto maior a folha, mais formigas se alimentariam).

Aquela pequenina, me ensinou que embora muitas vezes possa ser difícil nosso fardo, que muitas vezes embora seja pesada e quase insuportável de carregar nossa carga, devemos ser forte, persistir, continuar, batalhar, enfrentar os obstáculos, talvez precisemos abandonar nossa carga por um momento, mas que não a percamos, que voltemos para pegá-la e continuar nosso caminho. Se conseguirmos atingir nosso objetivo, teremos a recompensa. Aquela pequenina, teve sua recompensa (teve sua comida e de sua colônia).

Talvez pense que "era apenas mais uma folha no meio de muitas que todas as outras haviam recolhido". É, talvez seja mesmo mais uma folha, mas não APENAS MAIS UMA, pois sem aquela folha o estoque seria menor, acabaria antes, e teriam de voltar a buscar mais folhas antes do tempo. Era mais uma folha, mas essa folha faria (e tenho certeza que fez) toda a diferença.

Aquela formiga me ensinou que a recompensa não vem com facilidade, se queremos algo devemos batalhar por ele!!

Ederson Souza
Enviado por Ederson Souza em 14/11/2012
Código do texto: T3985673
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.