Meu pai ...

Ao acordar hoje pela manhã lembrei, inesperadamente e nem sei bem o porquê, de meu falecido pai, já velhinho com todas as marcas do trabalho árduo, pois era agricultor por um período da vida, sem salário, sabe que a vida no Brasil para pessoas pobres é uma vida miserável, embora muitos sentados em suas confortáveis poltronas discordem de mim, mas também não vem ao caso. O que realmente interessa é que, como já disse, inesperadamente lá estava meu pai nas minhas lembranças, lembranças de infância, adolescência, meu casamento, minha casa, sempre meu pai estava presente e só depois que ele faleceu e isso já se vai um bom tempo, é que comecei a sentir a falta daquele velhinho que sempre vinha me atender de bom humor e transbordando felicidade, embora a vida já tivesse levado o que ele mesmo considerava o seu maior bem, a sua esposa e minha mãe. Então, pensei amanhã pela manhã vou dedicar algum tempinho ao meu pai. Aqui venho representar a minha gratidão pós-morte, coisa feia fazer uma coisa dessas, eu poderia ter feito muito mais quando o velhinho, meu amado velhinho estava vivo, e não fiz. Hoje sou grato a tudo que ele fez e também ao que deixou de fazer, pois quando deixou de fazer foi atendendo a um apelo maior, o de não me recriminar, porém não me apoiar em certas decisões incorretas e caminhos desvirtuados da retidão que tomei. Simplesmente ele não me corrigiu diretamente, o abençoado velhinho através de gestos obscuros na época para mim me guardava a oportunidade de rever a minha vida depois que ele não mais estivesse presente. Não o culpo por isso, mas o julgo muito esperto, tempo em vista que não havia ali naquele cidadão estudo e, principalmente, nunca teve neste país oportunidade para desenvolver o seu trabalho de forma a poder suprir a família de todas as suas necessidades. Exemplos há aqui no país, país das maravilhas, das riquezas imensuráveis, gente passando fome e necessidades básicas como passou meu pai e, com certeza, nós filhos também. Vale citar ainda a questão de que eu poderia reclamar de uma possível discriminação, que nunca existiu - e ainda tenho a comentar que posso argumentar sobre essa questão no Brasil. Mas voltando ao assunto de pai, chegou o dia de comemorarmos nosso belo e maravilhoso dia dos pais. Bem, deixo uma mensagem ao meu falecido pai onde ele estiver, que me aguarde pois irei cobrar todas as questões que ele não deixou bem claro comigo e vamos passear, quem sabe, dialogando como dois amigos experientes sobre como criei meu filho, e se de onde eu estiver poder observar meu filho e ver que ele estará feliz o quanto eu estou no dia de hoje com meu pai, ai todos descansaremos à sombra de uma bela e formosa árvore, a árvore da vida eterna.

Sejam os pais, independente de suas religiões, ou raça, ou cor, todos felizes nos dias dos pais e que possam ver em seus filhos o exemplo de maturidade e crescimento que todo o pai espera, sendo rico ou pobre e que seja abençoados de alguma forma e recompensados pelo poder que podem exercer os seus filhos, dentro de cada etapa da vida do bom velhinho.

Acrescente-se aqui a intolerância que mantemos hoje em dia com nosso velhinhos, lembremos que seremos nós mesmos amanhã que passaremos por situações de necessidade e falta de carinho, mesmo assim, teremos superado. Mas jamais conseguiremos recorrer ao passado e tentar consertar o que não tem mais conserto. Mensagem aos pais desse querido país, que embora tenha um povo maravilhoso, tem ainda uma parte da sociedade cruel e desrespeitosa com nossos companheiros de jornada - nossos velhos pais!

FELIZ DIA DOS PAIS! QUE A ALEGRIA REINE SOBRE TODOS OS LARES - ABENÇOADOS SEJAM TODOS AQUELES QUE NUM ABRAÇO POSSAM TRANSMITIR UM POUQUINHO DE ALEGRIA AO SEU PAI!

Perdoe esse pai por essa mensagem enorme, mas é por ela que espero receber do meu filho o mesmo respeito que tenho hoje por meu pai, embora um pouco tarde!

Written by Ronaldo Muhlmann in 2009.

Kiban
Enviado por Kiban em 28/07/2012
Reeditado em 28/07/2012
Código do texto: T3801566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.