Dicas para ENEM
Diquinhas para o pessoal que vai encarar ENEM esse ano:
Gente, como já li muita redação nessa minha vida, eu percebi que apenas um fator vai ser importante para escrever uma boa redação (ou não): a leitura do enunciado.
O ENEM tem uma forma muito peculiar de solicitar redação, eles dão dois outros textos, para com base neles vocês montarem os seus. Muitos alunos, na hora da pressa, do desespero, do nervosismo, fazem uma leitura desatenta do enunciado, o que prejudica DEMAIS o seu texto.
"Claro que em 2 horas não podemos fazer uma leitura rápida e consistente"... Não, se não estivermos preparados e treinados para isso, realmente não.
Como treinar? Una-se a outro amigo que também vai fazer a prova e uma vez por semana elejam dois textos (na internet mesmo) sobre algum assunto contemporâneo. Cada um faz uma pergunta, sempre opinativa ao outro. Com base nos textos lidos, cada um faz um texto para que o outro corrija.
Também fiquem atentos aos erros gramaticais, avaliem isso na redação do seu colega também.
O ato de avaliar o outro e o ato de ser avaliado juntos podem mudar E MUITO sua forma de escrever. Cursinhos são bons? Sim, mas na maioria das vezes eles dão os famosos bizus, ou seja: fórmulas mágicas de fazer uma boa redação. Não há esse tipo de fórmula, uma boa redação é feita por quem está por dentro dos assuntos, lê constantemente e pratica.
Se conhecerem algum professor que possa fazer esse trabalho com vocês (de passar a redação e corrigi-la)muito melhor, pois o olhar será mais aguçado. Mas você e um amigo juntos já podem fazer muito um pelo outro.
Sei que ainda é cedo pra falar de ENEM, mas acreditem, tem candidato se preparando desde janeiro! Então vamos lá, quanto mais cedo melhor!
Espero que essa dica tenha sido útil a muitos de vocês, e boa sorte na prova! Beijoooss!