CARTA AO DIRETOR

Sr. Diretor

Bom Dia!

Gostaria de relembrar alguns adjetivos, pois acredito que esses que veem seguir não fazem parte do nosso – meu e seu –vocabulário. Assim sendo, fica difícil para nós de imediato sabermos realmente o seu significado. Para tanto eu precisei do auxilio do meu inseparável “amigo” Aurélio.

Vamos lá:

SACANA= CHULO – 1. Que não tem caráter, patife, canalha. 2. Malandro ... 3. Diz-se de pederasta passivo. Diz-se de pessoa sem vergonha, libidinosa, libertina... 7. Individuo que masturba outro. 8.Homossexual passivo. 9. Masturbação.

SACANAGEM = 1. Ato, procedimento ou dito de sacana, sacanice. 2. Devassidão, bandalheira, libertinagem etc...

CHULO= Grosseiro, baixo, rude: 2. Usado pela ralé, ordinário etc...

O motivo pelo qual procurei os significados dessas palavras é que uma delas – SACANAGEM –foi usada por Jane, da cantina, para denominar o ato de Nanna ter ido até o senhor para fazer queixa do – “caso do pirulito” – ocorrido ontem. Hoje Nanna foi trocar um pirulito e ela disse que não iria trocar por causa da sacanagem que Nanna tinha feito com ela.

A escola é o local onde se formam pessoas, retocam-se caráteres, educam-se e influenciam de forma quase determinante no estilo que seguiremos durante toda a nossa vida. Assim, acreditamos que a escola tem o poder de transformar não apenas a criança, mas o mundo em que ela vive. Foi pensando nisto que eu escolhi esta escola. Por comungar com a sua filosofia, seu estilo etc... Porém ultimamente venho focalizando alguns problemas que - creio eu – está fugindo do “olhar humanista“ desta escola. É inconcebível que uma cantina – estabelecimento comercial dentro da escola – cuja clientela seja quase exclusivamente composta por crianças, tenha em seu STAFF uma funcionária que dialogue com crianças usando uma linguagem dignas de cafetões, meretrizes e afins.

Nestes termos peço urgência em deferir esta.

Em tempo, deixo uma sugestão para que a cantina como parte da escola, possa também passar por um processo educativo no que diz respeito ao tratamento mais digno e respeitoso com seus pequeninos clientes, afinal são eles os provedores de seus salários.

Atenciosamente.

Nádia Ventura

NADIA VENTURA
Enviado por NADIA VENTURA em 03/07/2012
Código do texto: T3759068
Classificação de conteúdo: seguro