Nota de descontentamento...Apelo a OAB

Nota de descontentamento

Venho manifestar o meu descontentamento com o exame para ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, ou melhor, procurar saber para que serve este exame, já que quem pode inscrever-se nele são formados em direito, que tiveram que prestar um vestibular e estudarem durante cinco anos num estabelecimento de ensino, autorizado pelo MEC, onde foram aprovados. Já não bastasse o estresse do vestibular, muitos desses formados, tinham de trabalhar uma jornada de 8 horas por dia e viajarem 160 km, ou mais, a noite, até a Faculdade mais próxima, onde prestaram o vestibular, para se formarem em DIREITO, conseguem graças a Deus e aos seu esforços. Mais aí a vitória deles é amarga, pois os colegas que se formaram em outras áreas, já estão com planos de como vão exercer a profissão, enquanto os nossos formados em DIREITO, terão que passar pelo humilhante exame da OAB e se não fizerem cursinhos e mais cursinhos e não forem aprovados pelo tal exame, não irão exercer a profissão que escolheram quando prestaram o vestibular. Mas quanto a esse exame, tudo bem, se fosse uma prova acessível, digamos, tipo um novo vestibular, mais em vez disso o que temos é uma porta fechada para muitos, aqueles que não tem tempo disponível para fazerem cursinhos intensivos, ou mesmo não tenham recursos financeiros para bancar esses cursos, são literalmente banidos de exercer a profissão, com exceção de uns poucos, que levam anos até conseguir passar no exame, perdendo anos da sua juventude, que deveria ser aproveitada profissionalmente. Falando no exame da ordem, esse último (20/05/2012), 40% de acerto é mais do que suficiente para aprovação, dado o grau de dificuldade da prova. É muito triste ver os jovens cheios de sonhos, terem de enfrentar tamanho obstáculo, onde muitos, infelizmente, vêem no lado da marginalidade, o meio mais fácil de sobrevivência, e os pais assistem pasmos, os filhos deixarem a vida honesta para viverem na marginalidade, pois cansaram de encontrar as portas fechadas. Ainda, sobre o exame da OAB, vale dizer que ele não tem o condão de fazer advogados brilhantes, há muito advogados medíocres atuando. Então, continuo perguntando, para que serve o exame da OAB????

Simplesmente uma mãe.

P.S - Autora da Carta - Minha sogra - desabafando a respeito do grau de dificuldade do exame da ordem. A autora e tabelia oficial do cartorio de notas e registros do 1 oficio, com mais de 25 anos no cargo.

Paul Darline
Enviado por Paul Darline em 28/06/2012
Código do texto: T3749235
Classificação de conteúdo: seguro