Carta aos Seres Humanos
Caros humanos,
Uso minha consciência para escrever, à procura de resposta para tantas perguntas que assombram a minha alma.
Ao me levantar, vejo o Sol, aquele belíssimo círculo redondo incandescente que nos aquece e nos dá energia, mas que, infelizmente, já não tem a mesma beleza para mim, já não ilumina belíssimas paisagens como antes, e já não encanta mais com o seu esplendor.
O que aconteceu com nosso mundo? O que aconteceu com este lugar?
Por mais que eu tente, não consigo encontrar as respostas. Não sei o porquê vocês insistem em usar nossas peles para fazer objetos de desejo e valor, sendo que ao menos, temos como nos defender.
Corro desesperado por florestas em chamas, árvores caindo e destruindo vegetações antigas. Olho para trás e vejo famílias, comunidades inteiras lutando pela vida, ou melhor, pela sobrevivência, e não posso fazer nada, a cor do fogo se mistura com as nuvens do pôr-do-sol e já não consigo mais ver nada.
A fumaça tapa minha respiração de tal forma, que não sei mais se estou vivo; acho que eu não gostaria de estar vivo neste momento para presenciar tudo o que está acontecendo.
O que fizemos nós de errado para tanta crueldade? Será que, como seres vivos, também não merecemos um espaço neste planeta?
Dizem que somos irracionais, mas por outro lado, nos usam nos mais variados desejos, sem ao menos se importarem com nossa saúde. Nos usam como animais de carga, segurança, e o mais alarmante, para simples diversão.
Não nos tirem nosso habitat, pois já não resta para onde ir.
Não nos tirem a água, pois dela saciamos nossa sede e equilibramos o ecossistema.
E acima de tudo, não poluam nossos ares, pois este é essencial para todos, até mesmo para vocês.
Espero que um dia possam atender ao meu apelo, e ao apelo de todos nós, porque todos esperamos entender o que se passa.
E eu?
Eu quero apenas viver.
Atenciosamente,
Um animal em extinção