A SOLIDÃO DO VETERANO APRENDIZ

Peço escusas, mas não tenho quem referendar. Já me havias pedido indicações, mas eu fiquei constrangido em te dizer que não tenho interlocutor verdadeiramente definido como escritor assumido e comprometido, por força da dedicação, profissionalismo e/ou qualidade estética de sua obra... Nem na área dos estudos de crítica literária – o que é muito mais difícil de encontrar. Temos, sim, autores de apreciável talento em desenvolvimento e alguns oficineiros-escribas. Poderia vir a ser mal-entendido, caso dissesse isso de pronto, sem saber do que te vai na cuca, como vês o mundo, enfim, sem te conhecer melhor... Poderias imaginar que me entendia suprido, acima dos outros confrades ou excluindo-os por vaidade, inveja ou qualquer outro peçonhento motivo. Sou, apenas, um CONDENADO AO PENSAR... E nesse ‘degredo dentro de mim mesmo’ também careço da companhia de sensibilidades e intectualidades de diversas vertentes, tanto de poetas, como de leitores de nível, ou, ao menos, que tenham um razoável ritmo de leitura de poemas... No Orkut, que é um site de relacionamento interpessoal, tentei contato com alguns escribas que imaginei prontos e capazes de discutir o assunto "POESIA", porém foi decepcionante... Com todos os que me detive (por suas obras) se bastavam ou se satisfaziam como criadores, ou queriam ser somente lidos. E, à medida que minha OBRA DE AMOSTRAGEM, no Orkut, crescia em número de textos em prosa e verso, foram se ausentando, como a dizer a que vinham... Também dialogavam pouco sobre os estudos críticos que eu urdia sobre suas peças ‘literárias’. Muitas vezes nem sequer se dignavam a deixar ‘comentário’ no site do Recanto das Letras, onde publico, originalmente, todos os meus trabalhos. Talvez porque eu perfilho posições a partir de tendências filosófico-psicológico-estéticas e os colegas nem sempre recebem bem essas posturas que a tudo questionam quanto à forma, formato e fundo... É como o meu mestre de Poesia, há cerca de 40 anos, me falava: quanto mais o tempo passa, mais sozinhos ficamos...

– Do livro A POESIA SEM SEGREDOS, 2012.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/3653764