Querido Pai

Há dias que a saudade tua bate em meu coração...

Na verdade desde que você nos deixou, tuas lembranças ainda restam aqui vivas e eternas.

Os dias passam pai, daqui a uns dias faço 24 anos, na verdade queria te ver do meu lado em minha conquistas, mas mesmo não estando presente eu sei que te levo em meu coração num espaço feito apenas para você. Nesses dias estava passando em frente à nossa simples casa, e me lembrei das vezes que almoçávamos juntos aquele franguinho magro e que o senhor dizia ser um protótipo de galinha... Saudades desses momentos de felicidades dão simples...

Um dia desses me lembrei de uma citação que tinha feito aqui, e que dizia ser "felicidade os menores e simples momentos de nossa vida".. como pudera esquecer que todos os momentos que passamos juntos não fossem felicidades, você apenas, Pai, é meu super-herói o melhor de todos.

A vida, Pai, as vezes não é simples, te pede de mais te sufoca de mais, e muitas dessas vezes a vontade de largar tudo se faz mais forte, mais viva. Porém me lembro uma vez que te perguntei uma coisa que até hoje me lembro, você trabalhava como coveiro e eu te perguntei o que te fazia trabalhar com aquilo se poderias ter outro serviço melhor; Você com o sorriso de sempre pegou em meu ombro e me disse, que todo trabalho trás a dignidade de um homem mesmo que seja o pior de todos, e ainda completou, é melhor trabalhar entre os mortos que perder tempo entre os vivos que não valem nada.

Aquilo me soa ainda por entre os pensamentos e me fazem ver a força que foi do senhor em criar os 10 filhos de nossa família. Você foi um homem honrado.

Os dias aqui, Pai, parecem passar mais rápidos do que os outros, as coisas acontecem em ritmos que não consigo entender. Quando tento entrar no ritmo de um determinado dia, o mesmo já está chegando ao fim.

Sinto a falta de um simples sorriso, de uma simples amizade, e de forças para seguir sempre em mais à frente; as estradas curvas e em subida, as vezes me fazem cansar e desistir, não entendo o porque...

As vezes perco a vontade de ser quem sempre sonhei, mais quando lembro dos acontecimentos que te fizeram vivo em minha memórias, recobro as forças para seguir lutando.

Querido pai... Teus últimos meses de vida, foram os piores para mim. Te ver ali moribundo, fraco me deixavam triste e impotente, o mais interessante e que me deixava mais tranquilo era o teu sorriso quando ia te ver na casa de minha tia ou as vezes no hospital da cidade. Quantas piadas você fazia na cama quando eu e minha irmã estávamos ao teu lado à horas conversando. Para mim aquele tempo era o melhor do dia, ficar com você era um sentimento único pai.

Esses dias estava falando com minha irmã e lembrando de você, porém perdemos a vontade quando ela passou a deixar cair umas lágrimas de tristeza... Você vive pai, vive em nós, e não me esqueço de dizer.

Pai, a vida nem sempre é como queremos, e que nossas vontades não são um decreto de vida. As vezes eu caio no chão, e percebo que devo me levantar com a força que vem de dentro... quando me lembro de tuas lutas para continuar em vida, me lembro que eu ainda estou aqui, e que devo ser o mesmo de sempre e o mais forte que ontem...

Não entendo porém, Pai, porque as pessoas não podem nos aceitar como somos, o mundo é egoísta, e não quer que fazemos nossa própria vida, por isso que vejo que muitos jovens perdem a vida por nada.

Esses dias fui no cemitério. Quando chego ao local, me parece te ver ali, com a enxada na mão e fazendo o serviço que te faz ser um homem honrado e que o fez até o final. Lágrimas rolam por entre minha face e me faz ser mais humano, de esquecer que nem tudo o que temos nos faz pessoas ricas, nem tudo o que temos nos faz felizes, nem tudo o que temos nos faz ser nós de verdade...

Você se foi... Se foi para onde não sei... para lugares onde nunca fui... Mas tenho a certeza que ai onde estás, a felicidade é algo mais vivo, e isso me deixa feliz. Com certeza perdi metade de mim, mas sei que devo viver mesmo assim, viver sem você pai, não é fácil, mais devo seguir em frente, fazer minha vida, meus dias, minha história...

Agora percebo o que diz a bíblia na passagem dos " Bem aventurados os que te conheceram e foram honrados por tua amizade, pois quanto a nós, só vivemos durante esta vida, pois depois de nossa morte nem nosso nome sobreviverá", nada mais não é pai?

Tua amizade e aconchego, além da alegria estampada dia a dia no teu rosto é o que mais sobreviveu em nós.

...

Naquela noite, em que você se foi, nem te contei o que aconteceu. Eu estava dormindo quando de repente em sonho alguém me diz " Acorda! "... na verdade seria a minha consciência que me mostrava que você estava nos deixando.

Colocar na cabeça que não te veria mais subir para casa na bicicleta velha, suado, mais sorrindo foi um pesadelo, pensava eu que não conseguiria viver sem. Porém você me ensinou a viver, pai, viver mesmo sem ter mais os pés no chão, você dizia que um dia isso ia passar e que as dificuldades seria menores com o passar do tempo, que apenas deveria viver mais e esquecer o que já se foi.

Você não se foi, apenas mudou de estado.

A felicidade se faz em momentos, mais podemos senti-la durante toda a nossa vida.

Hoje, em casa, o vento frio deixa o dia mais triste e quieto. Tento ocupá-lo com meus estudos e fotos relembrando as alegrias que pautaram meus dias no passado.

Pai, saudade de todos os momentos juntos, de verdade. Saudades das graças debaixo do pé de sete-copas, das pescarias no Barreiro, e das piadas sem graça que eu contava e que você sorria com força para dar a sensação de uma coisa gostosa... somente você sabia fazer valer meus dias... meus momentos... minha felicidade... !!

Pai....... aos poucos os olhos se enchem de água, a pele arrupia com frequência, e aos poucos também as palavras somem porque não posso mais explicar um sentimento que apenas eu pude viver..

Vou finalizar esse momento de lembranças, com um largo sorriso e uma sensação de ter apenas ligado e falado com você... uma sensação de ter acabado de te ter visto e recebido aquele caloroso abraço de um pai, um amigo, um herói, e agora... um anjo !!

Vou ficar por aqui pai, e lembra de uma frase que você me disse na noite anterior à tua morte: " Seja forte filho, a vida vale mais do que momentos de tristeza, seja firme, e viva com intensidade, você é forte, e pode mais, muito mais..."

Você me ensinou um legado de força e felicidade com a vida... legado esse que vou levar pelo resto dos meus dias, por onde eu for, e pelas pessoas que encontrarei pelo meu caminhar.

Sorrir será uma maneira de viver o que o senhor mais me ensinou, mesmo que esses sorrir esconda as fraquezas e tristezas, mesmo que esse sorrir for para fazer uma outra pessoas mais tranquila... sorrir mesmo que for para passar o tempo...

Espero apenas uma coisa pai.... que a vida me reserve momentos melhores de felicidade em todo nascer to sol...

Saudades do.... meu amigo, meu herói, meu irmão.... meu anjo..

............ e porém meu simples e importante Pai !!

Geová Ceriani
Enviado por Geová Ceriani em 01/05/2012
Código do texto: T3643261
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.