VOCÊ PARA MIM

Fortaleza(CE), 20 de fevereiro de 2.012

Querida

Despertei esta manhã com uma necessidade incrível, uma compulsão, para escrever o que você é para mim.

Uma tempestade de pensamentos inunda, invade a minha mente, meu cérebro, confundem-me tantas e tão vastas ideias, quero registrar tudo e ao mesmo tempo nada consigo reter. Penso que algumas são apropriadas e já outras não.

Mas sigo mesmo assim, verei logo o resultado disto, então.

Você é para mim o nascer do dia, com seus primeiros raios de sol a tudo alcançar, a tudo iluminar, a tudo aquecer, de maneira leve, paulatinamente, e após de maneira forte, permanente.

Você é para mim o canto, a sinfonia dos pássaros nesta mesma manhã, neste mesmo alvorecer, cantos breves, cantos longos, próximos, distantes, suaves uns, outros fortes, apaixonados, tristes, de revoadas, sons parados, sons em movimento, imagens anexas de saudade, de outrora, de alegrias e tristezas, mas principalmente belos. Acima de tudo belos. Dizem que eles cantam apenas para marcar território. Não acredito nisto não. Prefiro pensar que cantam por outros motivos.

Você é para mim como as madrugadas frias de um certo mês de julho de um certo longínquo ano em que meu pai conduzia a mim e ao meu irmão gêmeo, às 5:00h da madrugada para a praia, para brincar conosco, para estar conosco, pois era o único período de que meu pai dispunha para estar com a gente, seus filhos tão desejados, era a maneira dele de externar seu amor (Meu pai, poeta sem versos, poeta de imagens), atividade de certo não compreendida logicamente por nós naquela hora, naquele instante, tínhamos sono e frio então, não podíamos vislumbrar sua verdadeira intenção. Certas coisas somente passamos a compreender, a entender, após a vivência e após certa maturidade, pena, pois sempre já é tarde, muito tarde...

Você é para mim um belo jardim, muito simples, simples mesmo, mas de uma beleza ímpar, com muitas e variadas flores, com muitos e variados perfumes, com saltitantes borboletas a irem de flor em flor, - flores de todas as formas, de todas as cores, tamanhos, de todos os nomes: rosas, papoulas, nove horas, e tantas

e tantas outras... - , em um balé único, sem prévia coreografia. E muitas cores, variadas e marcantes cores, das plantas, das flores, de borboletas, de pássaros, insetos até.

Você é para mim o nascer e o por do sol, o orvalho da manhã e o sereno da tarde, com aquele característico cheiro sobre a grama verde.

Você é para mim como aqueles dias de pouco sol mas não de muita chuva, parcialmente nublado, quando tudo parece ficar mais nítido, tanto as cores, como os aromas - principalmente

estes- , os sons, os sabores, tudo fica mais sensível e se espalha mais rapidamente, aroma de pão acabado de sair do forno, daquele café quentinho e bem-vindo, reconfortante.

Você é para mim a sensação indescritível do sentimento que vai na alma ao se ouvir distante o repicar dos sinos de uma igreja a chamar seus fieis para a missa matinal. É mágico, não sei explicar o motivo. Mas transporta-me para um lugar bem distante e alheio às coisas terrenas.

Você é para mim a minha infância, maravilhosa breve infância, de total alegria, brincadeiras, em que eu nada temia e em que eu tudo alcançava, eu tudo sonhava e realizava, em um piscar de olhos, eu era tudo, tudo idealizava, tudo podia, tudo externava com a simplicidade e autenticidade de toda criança, sem vergonha ou temor de nada, de nenhuma crítica, de nenhuma desaprovação.

Você é para mim toda a beleza das artes, da música, da prosa, dos versos, das tintas, toda a beleza da natureza, da terra, do mar, do céu, de toda a flora, de toda a fauna, de todo o universo.

Você é para mim a água pura e cristalina, mais e mais saborosa na medida em que a sede é maior.

Você é para mim o sal que na medida certa dá ou enriquece, enaltece, extrai o melhor sabor de todos os sabores.

Você é para mim o infinito, céu, estrelas, constelações, via láctea, galáxias a tudo iluminar, a revelar a verdadeira dimensão de seu ser.

Você é para mim toda a beleza de todas as mães, da dedicação, do cuidar, do carinho, do desvelo de mãe, sem igual, sem comparação. O especial cuidado de minha mãe , em todos os momentos, em todas as situações, das coisas mais simples às mais complexas, sua sabedoria infinita tão imensa quanto seu amor, imenso amor.

Você é para mim como o Natal, época em que todos são bons, em que afloram os melhores sentimentos em cada um de nós, em que se pensa e se pratica a paz, a solidariedade, a irmandade, a compaixão, um olhar diferente sobre nós mesmos e nossos irmãos.

Você é para mim o paraíso na terra, o paraíso desfrutado vivo, não morto. O paraíso de todas as crenças, de todas as religiões: do céu, do sétimo céu, nirvana, valhalla. Não importa.

Você é para mim também um total mistério, doce, terno, intricado mistério feminino, menina-mulher, mulher-menina, mãe-mulher, mulher-mãe, amante-mulher, mulher-amante, semblante ao mesmo tempo alegre e ao mesmo tempo triste, ao mesmo tempo externo e interno, ao mesmo tempo simples e complicado, ao mesmo tempo extrovertida e ao mesmo tempo tímida, ao mesmo tempo recatada e ousada, ao mesmo tempo santa e pecadora, ao mesmo tempo feliz e infeliz, olhar que tudo diz e que tudo esconde, que quer dizer sim mas diz não, que quer dizer não mas diz sim, que concorda para em seguida discordar, que quer ficar e ao mesmo tempo partir.

Você é para mim tudo o que eu nunca serei para você, não que você não merecesse tal bênção, tal dádiva e sim pelo motivo de que eu nunca poderia ser como você é, nunca alcançaria um milionésimo de tudo que você representa e na verdade é, nunca, em tempo algum. Não sou digno de sequer beijar o chão por onde você anda, em que você pisa. Você será sempre mais do que eu poderia imaginar ou tentar colocar em mil páginas, mais do eu poderia tentar vir a ser mesmo passados mil dias e mil noites, mil e uma noites, mil anos, e por mais que eu me esforçasse e estudasse com os mais renomados mestres de todas as culturas, de todos os saberes, de todas as vidas, de todas as filosofias.

VOCÊ É PARA MIM TUDO. VOCÊ PARA MIM É TUDO. VOCÊ É TUDO PARA MIM. NADA SE COMPARA A VOCÊ.

Seu

Vauxhall
Enviado por Vauxhall em 20/02/2012
Reeditado em 05/01/2018
Código do texto: T3509528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.