A NECESSIDADE DE SERMOS ENGANADOS!
Viver é o maior presente herdado da natureza pelo ser humano. O problema é que o ser humano nunca soube lidar com o viver, e não consegue viver baseado em suas próprias perspectivas. Entre todos os animais somos nós os que mais anseiam por alguém que nos mostre como ser, fazer e agir.
Às vezes pergunto a minha essência humana, o porquê de tanta dependência de sentido que temos em relação a quase tudo? Temos muita liberdade, em muitos aspectos da vida. Contudo, estamos sempre buscando alguém que nos domine ideologicamente. Os seres humanos já nasceram perdidos de sentido e razão para as coisas.
A grande questão é: tenho razão nesses argumentos? Nessas inquietações? É fácil responder. Olhemos para o nazismo: como uma ideia obtusa de um louco obtuso em aceitação e parceria com outros loucos obtusos, consegue doutrinar toda uma sociedade de seres pensantes, a ponto de transformar toda ela em uma sombra de seu ideário louco? E mesmo sabendo que existia todo um contexto econômico, político, social e mesmo cultural que viesse a dar base a essa loucura, devemos saber que era formada por seres pensantes. Mas vem a questão levantada no início: o ser humano não consegue sobreviver sem que esteja acorrentado em ideias alheias. Alheias a seus interesses. Pois as mesmas apenas o transforma em instrumentos do interesse dos que a controlam.
O fanatismo religioso é outro aspecto da subordinação humana. O humano deixa de ser importante, e os loucos fanáticos passam a almejar o divino da forma mais louca e infundada que a razão humana possa imaginar. Os líderes desses fanáticos injetam na cabeça desses loucos que esse momento de vida mortal, não vale nada, e as pobres ovelhas acreditam e seguem esses devaneios. Pobres atuações de mentes doentias.