MARIA LÚCIA LOBO - 70 ANOS

São Paulo, 05 de março de 2011.

QUERIDA MARIA LÚCIA.

Parabéns pelo seu aniversário!..

Lu, a cada rotação da Terra a gente fica mais velho. Só que quando ficamos mais velhos estamos nos eternizando. O homem, renasce a cada ano vivido... Hoje é o dia do seu renascimento; e que renscimento!

Fazer 70 anos é mais que um aniversário, é a comprovação de ter vivido sete décadas abençoada por Deus. É, pois, mais que uma comemoração; é o ato de reflexão onde não se calcula só a idade, mas as vitórias, as alegrias, as emoções, os sentimentos e, sobretudo, as experiências que lhe serão úteis, ainda, por muito tempo.

Fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. É brincar de “crescer” e quem sabe mais tarde virar adulto... É ter de novo a certeza de que os sonhos ainda poderão se realizar. É contar com a presença dos ausentes e tornar novo o que se fez velho.

Fazer aniversário, Lu, é poder agradecer a tudo isso. Agradecer pela saúde, pelos infortúnios superados, pelas tristezas esquecidas, pelos problemas resolvidos, pela família, pelas pessoas especiais que lhes rodeiam, enfim, por estar VIVA.

E fazer setenta anos, é olhar para trás e olhar para frente... É comparar o passado e o presente. Mas é, sobretudo, dar valor ao presente e apostar no futuro, porque nunca sabemos as oportunidades que amanhã ainda poderemos ter que agarrar.

O futuro repetirá o passado, porque “o tempo não pára”, como dizia Cazuza... E pra você então, Maria Lúcia, que se mantém sempre ocupado, cuidando de si e dos que lhe buscam, pois, sabes, perfeitamente, dar e receber amor e compreensão.

Aos setenta anos, você continua jovem. A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva. Não é por termos vivido setenta anos que envelhecemos... Nós só envelhecemos se abandonarmos os nossos ideais. Os anos envelhecem o corpo; renunciar ao ideal envelhece a alma.

Apesar das intempéries e dos embates que travou na vida, você continua uma mulher jovem e atual. Jovem é aquela que se admira, que se maravilha como uma criança insaciável; que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. Serás jovem enquanto te conservares receptiva ao que é belo, bom e grandioso; receptiva às mensagens da natureza e do Criador.

Não permita, jamais, que teu coração seja atacado pelo pessimismo e corroído pelo fracasso. É um erro a mulher se entender cronologicamente. Pense em quão maravilhosa é a sua vida aos setenta anos, com a capacidade produtiva e criativa na sua melhor forma. Atente para a verdade do Salmista, que diz: “Somos como um sonho matinal, transitórios como a erva”; e neste contexto, caminhe em direção à fonte perene da juventude.

Hoje, Deus lhe presenteia com mais um ano de vida e lhe convoca para uma reflexão mais amiúde, de tudo que você alcançou e superou ao longo desses anos, sem contudo, deixar de contemplar a vida e lembrar a importancia de nunca esquecer que continuamos marchando para frente.

Você é a primogenita credora de todos nós. Nós, seus irmãos, cada um à sua maneira, lhes devemos muito. A sua orientação e cuidado foi providencial para a formação do nosso cárater. A sua participação foi deveras efetiva como irmã. Seja como “Úde”, “Dinda”, “Mãe Úde” ou Maria Lúcia, foi patente a excelencia da sua importância como “Mãe mais nova” e “Irmã mais velha”, a quem carinhosamente a chamamos, Lú. - Por tudo isso, lhes devemos muitíssimo, santa irmã.

Deixemos um pouco de lado a formalidade, para incorporarmos o lado brincante de Alaide Lobo, que fazia da alegria um sacerdócio. Vamos fazer uma retrospsctiva, viajar no tempo para saber o que acontecia no mundo, em 1941, quando você desembarcou neste Planeta...

Não sabemos precisar o horário, mas é certo que você nasceu no dia 05 de março, numa quarta feira, dia que a Igreja Católica festeja o “Santo João José da Cruz”, coincidentemente, Franciscano, tal qual o nosso milagroso Santo Antonio.

O Zodíaco lhe oferece o sígno de “Peixe”, e o Candomblé lhe acolhe nos braços de Yemanjá, que no cincretismo religioso vira Nossa Senhora da Conceição, a grande Mãe das Águas, protetora dos lares. O seu dia é sábado, suas cores, branco e azul, e exerce o domínio do mar e da pesca.

Em 1941, o Mundo vivia a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua história, com a Segunda Guerra Mundial. Adolf Hitler e Benito Mussoline, apezar de bombardearem quase toda a Europa, não tiveram “armas” suficiente para bloqueiarem a alegria de Alaide e Antonio Lobo que, nesta ocasião, festejava a chegada da sua primogênita. As “bombas” ficaram por lá. – A “Pensão São José”, onde você nasceu, foi atingida, apenas, por uma explosão de alegria com a sua chegada!.

O Brasil, vivia o Estado Novo, sobre a ditadura de Getúlio Vargas, que, como qualquer ditador, fazia crescer a cada dia o número de seus desafetos. - A Bahia, era governada pelo Interventor Landulfo Alves, enquanto Santo Estevão, tinha como Prefeito nomeado, Dr. Osvaldo Cerqueira da Silva, que logo passou o Governo para o seu tio, Paulo da Silva Lobo.

A moda feminina dessa década, foi considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Ingrid Bergman, Ava Gardner, e Marilyn Monroe. No Cinema internacional, Hollywood lança o seu clássico filme, “Casablanca”, enquanto que a Atlântida do Brasil, estreiava, “Moleque Tião” com o astro Grande Otelo.

Embora o mundo estivesse em guerra, aqui no Brasil, como sempre, a música contagiava o povo, fazendo-o esquecer as agruras da época. Francisco Alves, Carlos Galhardo, Cyro Monteiro, Ataufo Alves e Silvio Caldas eram os prediletos da voz masculina. As vozes femininas de sucesso eram: Carmen Miranda, Aracy de Almeida, Isaurinha Garcia e Linda Batista. E as músicas? Alguem se lembra? - “Alá-lá-ô”, “Eu sonhei que tu estavas tão linda”, “Leva meu samba”, “Os quindins de yayá”, “Alô, Alô”, “Nega do cabelo duro” e muitas outras. - (só não sabemos, qual dessas músicas Dona Alaide escolheu para fazer dormir a sua pequenina Lu.)

Passado o momento brincante, lhe assiste razão, pois, olhar para frente, minha irmã, e agradecer pelo maior presente recebido das mãos de Deus, que é a sua própria vida; que você faça dela, um grande instrumento de aprendizagem, que o seu tempo seja farto de esperança, e o equilíbrio seja a sua palavra de ordem. Continue sendo essa mulher devotada à voluntariedade e, mantenha a reciprocidade como elemento preponderante da sua existência. A felicidade pode ser traduzida pela maneira simples de ser e viver...

A felicidade consiste em ser o que se é. - Conhecer e respeitar aquilo que somos, pode ser um caminho saudável para a existência. Existem duas maneiras de alcançar a felicidade: Possuindo mais ou desejando menos. Para a nossa felicidade, conforta-nos comemorar muitos outros aniversários seus e, juntos, gritarmos o refrão: PARABÉNS PRA VOCÊ E MUITOS ANOS DE VIDA, COM SAÚDE E PAZ!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 05/12/2011
Reeditado em 18/08/2021
Código do texto: T3373474
Classificação de conteúdo: seguro