A CASA DO POETA É UM ÓRGÃO COMUNITÁRIO

Jane Rossi, amada confreira e amiga! Acabo de deixar comentário, ao pé do texto “DA CASA DO POETA”, em http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/3365835 , redarguindo e esclarecendo tua anterior glosa, pelo que agradeço, penhorado.

Declarações interlocutórias como a que fizeste ajudam a esclarecer situações e jogam na rua a ideia da criação de Casas do Poeta em todo o Brasil... Por certo haverá novos interessados em criar esses organismos de arte e preservação cultural. Vamos direto ao ponto.

Quanto à instalação da sede local da Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS Guarulhos, e a necessária cessão de local por parte da Prefeitura para tal criação (exigência de instalação física em próprio municipal), informo que a pessoa que te deu tal informação está completamente equivocada, ou pretende, com esta posição, obstaculizar a criação da sede local por não ter interesse nessa conquista associativa para a sua localidade. Esse filme eu já presenciei em várias cidades pelo Brasil afora...

Há ativistas consolidados na comunidade, que se incomodam com o nascimento de novas lideranças locais a administrar a Casa do Poeta, porque, do nada, com SUPORTE VIA COORDENADORIA EXECUTIVA NACIONAL, surgem novas figuras dirigentes, fadados ao brilho na comunidade, visto que há, normalmente, uma imediata aceitação do modelo associativo que norteia as Casas de Poetas do Brasil, as quais têm o "know how" de instalação de mais de 46 anos. Das 77 Casas do Poeta existentes no País, em 20 Estados federados, são poucas as que possuem sedes físicas doadas ou cedidas em comodato pelo município onde estão sediadas. Temos sedes doadas por ativistas locais, legados por heranças e testamentos de particulares; aluguéis pagos por mecenas privados; cedência de espaço por instituições de direito público ou privado, mormente sedes de Academias de Letras e escolas públicas e/ou privadas; no entanto, a regra é o pagamento de aluguel pela própria POEBRAS, fruto do esforço associativo quanto a recolhimento de finanças, por doação de sócios beneméritos e pagamento de mensalidades. A POEBRAS É UM ÓRGÃO COMUNITÁRIO, entidade de direito privado, regido por estatuto próprio.

Quem quiser ver o anteprojeto dos Estatutos para essas Casas é só acessar, neste Recanto, o link http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/1064799 , Poderás, amiga Jane, realizar todas as atividades culturais desejadas, sem nenhuma restrição, desde que não haja desobediência às finalidades previstas no Estatuto. Cada Casa funciona segundo o modelo de gestão que o grupo escolheu. Quanto mais integrada na sua comunidade, melhor será a sua aceitação e visibilidade.

Desejo muito sucesso na missão benemérita de instalar a sede em Guarulhos. O tempo dirá do acerto da iniciativa. Quanto mais os anos passarem, mais clara ficará a necessidade de sua existência. Essa iniciativa vai muito além de fazer poemas e prosas. É abrir o coração e propor trabalho aos aficionados.

Pouco se ganha em nível pessoal, todavia, muitos aprendem a tornar verdade o conteúdo do vocábulo CONFRATERNIDADE...

– Do livro PALAVRA & DIVERSIDADE, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/3369993