USINA DE BELO MONTE - EXTRAVAGÂNCIA AMBIENTAL E FINANCEIRA
A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, entre os estados de Mato Grosso e Pará, causará um dos maiores problemas ambientais da história e provavelmente, o maior prejuizo financeiro.
Os impactos advindos de sua construção, deslocamentos de pessoas e represamento das águas após o término afetarão com extremo potencial a fauna, a floresta e a população local.
A região ainda possui um dos ecossistemas mais bem preservados do planeta. Abriga uma fauna abundante e uma floresta com elementos originais e raros. Além de contar com uma população numerosa que se espalha por uma vasta área. Os povos ribeirinhos do Xingu são principalmente indígenas, das etnias mais primitivas, muitas delas ainda arraigadas a costumes milenares. Porém há outros povos.
A construção desse empreendimento é claramente inviável. O montante a ser gasto estáestimado em dezenas de bilhões de reais. A Usina irá produzir energia em apenas no curto perído das cheias.
Várias entidades sociais estão protestando contra essa extrvagância. O site movimentogotadagua.com.br está colhendo assinatura no sentido de interromper o andamento desse descalabro.