CARTA A CONFERÊNCIA EPISCOPAL ITALIANA(CEI)

Prezado senhores,

É com muita alegria que escrevo estas linhas, querendo em primeiro lugar, me apresentar e externar a minha eterna e profunda gratidão pela oportunidade de ser agraciado com a bolsa de estudos. Sou o NIGERIANO Cornelius Okwudili Ezeokeke, um dos integrantes da turma que se formou agora. O meu sonho de freqüentar um curso de nível superior foi suprido quando os senhores me deram essa chance de mudança de vida, através dos estudos. Tal oportunidade confirmou as palavras do educador brasileiro chamado PAULO FREIRE quando diz que “a humanização do homem, que é a sua libertação permanente, não se opera no interior da sua consciência, mas na história que eles devem fazer e desfazer constantemente”.

A minha luta enquanto estive numa situação de privação da liberdade foi coroada com ajuda inestimável dos senhores bispos, graças a Deus, pois sem essa grande contribuição não teria conseguido chegar até aqui. Desse modo, hoje como Teólogo, só me resta dizer que a partir do engajamento da Igreja (através dos senhores), fui proporcionado à nova perspectiva de vida com mais dignidade como pessoa humana. Sou consciente e extremamente grato do esforço empreendido para que eu pudesse concluir o curso de bacharelado em Teologia.

Os senhores bispos demonstraram que somente assumindo uma verdadeira postura acolhedora com a pessoa humana, seja ela quem for ou em que situação se encontre que se pode salvá-la. Esse exemplo precisa ser imitado para que se possam romper as barreiras impostas pela figura de preconceito e discriminação contra presidiários e egressos das prisões. Nesse sentido os senhores provaram que é possível a transformação da realidade, das pessoas e vidas através da solidariedade demonstrada.

Portanto, antes do termino, permita-me dizer que hoje, após quase três anos em liberdade, colamos grau dia 18 de dezembro de 2010. Gostaria de comunicar aos senhores que depois de ter trabalhado há dois anos (ainda como egresso) na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, hoje, como funcionário terceirizado.

Pretendo continuar estudando e acabo de me matricular no curso de especialização em SEGURANÇA PÚBLICA na UNIVERSIDADE PARLARMENTO CEARENSE em parceria com a faculdade ATENEU, cuja duração é de 2 anos.

Por fim, agradeço a Deus e aos senhores por ter acreditado no meu sonho e ajudado a torná-lo uma realidade e agora digo, outrossim, que o sonho não acabou, mas continua. Que Deus vos abençoe ricamente e nos ajude a continuar com a utopia de um mundo cada vez melhor e mais humano.

Fortaleza-Ceará, 03 de Março de 2011

Atenciosamente:

CORNELIUS OKWUDILI EZEOKEKE

E-mail: domcornelius@hotmail.com

Tel.005585-96755043