IMPLAUSIBILIDADE

Não se deve colocar a Bíblia nas mãos de uma criança, do iletrado ou de um neófito, pois ela contém muitos maus conselhos. Conselhos de guerra, de incesto, de suicídio, de infanticídio, genocídio, etc.

Não devemos querer que tais histórias, em especial o Antigo Testamento, sejam interpretadas no campo da letra, fria e morta.

Somente aos cultos e aos letrados foram dadas as chaves do entendimento deste Reino. O comum não entende o terreno, não deve querer entender o metafísico.

Cristo escolheu a “gente simples” de sua época em especial os judeus e eles não entenderam a mensagem: “vim para o que é meu e os meus não me entenderam.” E por não entenderem a sua mensagem, não o aceitaram, e, pior, o mataram.

O Deus Yavé, guerreiro, tribal, ciumento e sanguinário (gostava de sacrifícios e exigia o sangue) seria um Deus pessoal, transcendente, antropomórfico e incompreensível.

Jesus é holístico, imanente, humano ou humanizado e compreensível em sua fala e atitude.

Deve-se colocar luvas nas mãos dos leitores ao lerem muitas passagens da Velha Aliança.

Caim matou o seu irmão Abel.

Lameque matou um homem por “esbarrar” nele.

Noé bêbado amaldiçoa seu próprio filho Cã por ter visto a sua nudez.

Abrão entrega sua mulher para deitar-se com Faraó.

Abrão expulsa seu filho Ismael de casa.

Ló oferece as suas duas filhas para sexo com os inúmeros homens de Sodoma e Gomorra, que queriam se relacionar intimamente com dois seres angelicais visitantes.

A mulher de Ló vira uma estatua de sal porque olha para a sua cidade sendo destruída.

Isaque ama a Esaú e Rebeca ama ao seu outro filho Jacó. Causando uma briga familiar. A ponto de Jacó (o irmão mais novo) enganar e furtar a herança de seu irmão Esaú.

Jacó engana seu pai Isaque ajudado por sua mãe Rebeca.

Labão engana Jacó, seu cunhado.

Jacó engana Labão e rouba-lhe os seus animais.

José por inveja, foi vendido por seus irmãos.

Paro por aqui....isto é o livro de Genesis.

Pense Filoliveira

filoliveira
Enviado por filoliveira em 14/11/2011
Reeditado em 04/03/2013
Código do texto: T3335459
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.