[ V ] A Minha Avó [ V ]

A saudade feriu-me profundamente ao entrar em casa e perceber que não estavas mais.

A tristeza partiu-me o coração quando o silêncio daquele lar que agitavas, agora imperava e insistia em permanecer ao nosso lado.

A dor apertou-me o peito quando me dei conta da dura realidade que deveria enfrentar...

Você se foi e eu permaneci com a missão de continuar a história que um dia começaste a escrever. Uma história marcada pelos horrores da guerra, pela conquista da terra, por um mundo injusto, por uma vida cheia de esperanças, aqui nesta terra tão rica quanto o mar, como costumavas dizer.

Incansavelmente contava-me os fatos que lhe marcaram a vida na Itália, fatos tão interessantes, cômicos e sábios que me faziam supreendentemente vivenciar cada momento relatado, devido a realidade e interpretação com que eram contados.

Foste mulher, Domênica, de coragem invejável, de um otimismo perpétuo, de inteligência inatingível e uma voz inigualável.

Fostes mãe dedicada, dona de casa exemplar e uma avó insubstituível, única e incomparável.

Um vazio se aloja a partir de agora em nosso seio familiar. Não haverá mais quem peça para comermos, como fazia. Não haverá mais discursos, afagos e preocupações como os seus. Não haverá mais você. E isso dói demais... e só o tempo poderá apaziguar essa dor que parece eterna, mas não mais eterna do que seus ensinamentos, seus conselhos, seu carinho.

Fizemos o que poderia ser feito. Rezamos com a incessante fé de que voltarias ao nosso convívio, mas tua bondade, pureza e amor encheram os olhos de Deus e Ele a quis ao seu lado, ao lado do seu filho, ao lado do seu esposo. Infelizmente não cumpristes o sonho de completar seus cento e cinco anos, com seu Tio Salvador.

Choramos hoje a morte de um exemplo de vida, de uma mulher simples que amava as flores, os pássaros e o mais importante... amava-nos, infinitamente!

A saudade e a doce lembrança ficam assim como a certeza de que algum dia nos encontraremos de novo, num novo céu, numa nova terra e seremos muitos mais felizes do que fomos.

Nós te amaremos hoje e sempre!

Com carinho...

Sua família!

(Carta escrita em 19/06/2007)

Umile Romano
Enviado por Umile Romano em 12/11/2011
Código do texto: T3332185
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.