Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam.

Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo.

A inveja é a sombra obrigatória do génio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias.

Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los.

Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo facto de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas.

A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado.

E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.

O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afectam a luz.

O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição.



Giovanni Papini, in 'Relatório Sobre os Homens'




A Fúria Mais Fatal e Mais Medonha


Das Fúrias infernais foi sempre a Inveja
No mundo a mais fatal e a mais medonha,
Pois faz dos bens dos outros a peçonha
Com que a si mesma se envenena e peja.

Com ira e com furor, raivosa, arqueja,
Com vinganças, traições, com ódios sonha.
Onde quer que se encoste e os olhos ponha,
Tragar as ditas dos mortais deseja.

Mãe dos males fatais à Sociedade,
Vidas, honras destrói, cismas fomenta,
Nutrindo n'alma as serpes da Maldade.

O próprio coração que come a alenta,
Vive afogada em ondas de ansiedade,
Da frenética raiva se alimenta.



Francisco Joaquim Bingre, in 'Sonetos'





O invejoso, antes de tudo, não se aceita, se projeta no próximo.
Se personifica no( s ) próximo( s )...


E cada vez que nos aponta ressalta nossas virtudes,
onde estamos acertando,é um colaborador em potencial!



Aconselho todo mundo a ter um invejoso ao lado...ele te dá o brilho que você nem sabe que tem...[mas ele vê]
Nalva Sol
Enviado por Nalva Sol em 11/10/2011
Reeditado em 11/10/2011
Código do texto: T3271027
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.