PASSAPORTE PARA A FELICIDADE

(Em homenagem aos fatos verídicos...)

Itália, Junho de 1929

Meu Querido Neto:

Nesta noite, tive um sonho premonitório, e me enxerguei no futuro.Acredito que Deus falou comigo.

Nele soube que você, meu querido,nascerá nas Américas, mais precisamente no Brasil, no ano de 1960.

Vi apenas nuanças da posteridade, e sei que nossas vidas serão frutos da emigração para aquele país, que aqui na Itália se agiliza, em virtude das dificuldades econômicas pelas quais a Europa atravessa.Acordei assustado e resolvi escrever-lhe esta carta.

Acredito que este sonho tenha acontecido em decorrência da publicação de um edital de convocação de reservistas, para que nos desloquemos aos treinos do exercito italiano , e cujo bilhete do navio que nos levará aos campos de treinamento,já se encontra em minhas mãos.

Com apenas dezoito anos, tenho que decidir um importante passo para o futuro...e definitivo para as nossas vidas.

Precisamente daqui a dez anos, o mundo se assombrará com o início de mais uma grande guerra, e a Itália, apesar das dificuldades, se prepara para a luta.

Ontem, olhando para o bilhete, pude ouvir o apito do vapor pelos caminhos da vida, e aproveito para lhe alertar, que você, meu querido neto, também ouvirá o mesmo apito, por várias vezes no decorrer da sua caminhada.Mas advirto-lhe, que nem sempre estará em suas mãos a decisão de embarcar ou não.Muitas serão as vezes em que o vapor da vida lhe conduzirá a revelia.

Não consegui enxergar neste sonho, todos os caminhos pelos quais trilharemos, mas sei que nossa futura família germinará no sul do Brasil, fruto desta decisão que acabo de tomar. Não embarcarei para os campos de treinamento.

Saiba que lhe enviarei este bilhete do vapor, símbolo do caminho que não trilhei.

Sei que um dia ele, juntamente com esta carta, lhe chegará às mãos.

Guarde-o como um tesouro.Todas as vezes que os caminhos da viagem lhe parecerem tortuosos demais, e lhe fizerem sentir-se dividido...arranque dele um pedacinho, solte-o ao vento, e com muita fé faça uma oração.E o vapor da vida se encarregará de lhe conduzir ao melhor caminho.

Que este bilhete, meu querido neto, seja-lhe o passaporte para a felicidade, o único destino que lhe valerá a pena da vida.

Um terno abraço, meu querido netinho.

Carinhosamente,

Do seu vovô.