CARTA A UM HOMEM IMATURO

"A vida é ação... para o bem, ou para o mal, a vida é ação - e foi por alguma ação que desacontecemos, pois, promessa havia... "

Sim, a vida é ação, para o bem e para o mal. Quando alguém propositadamente omite a verdade não está agindo para o bem. Mais cedo ou mais tarde ela vai aparecer. E nesse momento, aquele que se sente traído pode perder o controle. Foi o que aconteceu comigo.

Então eu matei ainda no ninho algo que estava por se construir?

Um ninho de fundo falso, uma invenção pra preencher o (teu) tédio? Promessas havia? Promessa? Para um dia que nunca iria chegar? Pois que tu ainda estás ligado a ela mesmo dizendo ter sido uma relação desastrada, sim, porque no fundo sabes que apenas com ela de alguma forma torta conseguiste construir um grande tempo de vida juntos. E no final de contas sabes que de alguma forma ela poderá ser a tua única opção para os tempos que estão por vir, pois que ainda espera por ti, ela que neste relacionamento provavelmente buscava um apoio do pai que lhe foi ausente. Dessa forma, os dois conflitos, os dois édipos mal resolvidos se ajustaram e conviveram por anos. E assim não consegues ir em frente porque esta mágoa com um grande tempo perdido te faz também prisioneiro dela, como se a quisesses exorcisar para te sentires limpo, apto a um novo amor. Mas já paraste para pensar que talvez o problema seja unicamente que tu na verdade nunca quiseste realmente te entregar a alguém? Já paraste pra pensar que está em ti a dificuldade de te entregar inteiro e então vais sempre rejeitar pessoas como eu que percebes seriam aquelas com quem daria certo e é isso o que tu realmente tens evitado?

Sabe por que muitos homens não conseguem permanecer numa relação de amor? Já parou pra pensar que pra amar há que se ter uma espécie de prontidão, pré requisitos talvez, salvo conduto? Sim, para amar é preciso que a pessoa consiga sair de seu egocêntrico mundo e esteja apta a dividir, a compartilhar, renunciar também. E mais do que isso, precisa não ter medo de amar, medo de perder, como se perdendo o outro perdesse a si mesma. Talvez algum psicanalista pudesse te convencer de que, de alguma forma ainda, no teu inconsciente esteja "casado" com a primeira mulher, a tua mãe. Então, homens como você escolhem sempre a pessoa "errada" porque somente conseguem vivenciar com a mulher uma relação "proibida", reproduzindo sempre a que ficou lá na infância, então vem a calhar uma mulher que tenha algumas qualidades que te atraiam para criar ilusão, mas que seja alguém que por sua conduta um tanto perdida, por condições pessoais específicas jamais consiga ser aquela que poderá ocupar o lugar da primeira, a mãe, a mulher do homem (pai) a quem não conseguiu admirar e incorporar suas características para superar este drama, e se tornar um homem apto a agir como adulto. Esta tua foi uma união aonde somente buscaste a fantasia do proibido que te atrai, por ser a mulher escolhida alguém com uma vida complicada e um tanto liberal. Por outro lado, para homens como você é também altamente tentador se apaixonar por uma mulher comprometida, que aí você terá a fantasia de estar possuindo a mulher do outro (a do teu pai?) e nunca te sentirás no papel do verdadeiro homem desta mulher, ainda que penses amá-la.

Mas quando encontras uma mulher livre e com tantas qualidades que te deixam deslumbrado, tu ficas paralisado diante dela, ali está alguém à altura da "outra" aí não consegues estar com ela inteiro porque isto te deixa muito assustado, pois como você vai amar alguém tão especial? Como vais colocar no lugar da "primeira" que está lá viva e tão presente, uma outra mulher que lhe faça sombra? Uma traição? Por outro lado, resta aquele receio de novamente perder esta mulher para o "outro" e isso seria algo insuportável que o menino que ainda ama dentro de você não teria maturidade para vivenciar e superar. Um menino que ainda sofre pelo amor não resolvido e tanto não consegue amar outra mulher como não consegue ser o adulto que toma o lugar do seu pai e se transforma no homem que ele foi. Tu, um homem imaturo, um homem emocionalmente dividido, um menino em corpo de homem maduro, precisas resolver este conflto que te deixou preso ao passado e que te impede de "virar homem".

E talvez já seja um pouco tarde, a vida é breve.

marina zamora
Enviado por marina zamora em 23/08/2011
Reeditado em 24/08/2011
Código do texto: T3178223