DA INTOLERÂNCIA E DOS PRECONCEITOS

Artigo: XENOFOBIA QUE MATA.

Enviado por Sérgio Pandolfo em 04/08/2011.

http://www.sergiopandolfo.com/visualizar.php?idt=3139532

Código do texto: T3139532.

Estimado Pandolfo, confrade e amigo! Agradeço por haveres me recomendado a leitura deste interessante artigo, via e-mail específico. Realmente, a tessitura textual está muito bem feita e a obra mereceria circulação em mídia impressa nacional. Parabéns a ti pela oportuna abordagem sobre temas que merecem a atenção da nação brasileira como um todo. Ainda hoje, ao ver a novela "Insensato Coração", da Rede Globo, me ative à conveniência e oportunidade da temática sobre a diversidade e o respeito para com a opção sexual do próximo. Na novela, um jovem acaba sendo morto pela intolerância e xenofobia de um grupo de também jovens com distúrbios de comportamento social. Verdadeiros criminosos à esteira do pensamento do “Conde de Gobineau”, teórico do racismo atual, tão em boa hora trazido por ti como um celerado histórico. O pensamento com caráter preconceitual e deletério transformado em ação criminosa, como o jovem norueguês e seus atos, ao que tudo está a indicar, dolosos e com premeditação. Acontece que o Brasil, após a reconquista da democracia – faz cerca de duas décadas – vem enfrentando alguns temas que necessitavam aportar aos meios de comunicação em abordagem frontal, como é o caso da negritude e da livre opção sexual. Parece-me que avançamos – nesse período pós-ditadura militar – em alguns setores como os direitos da criança e do adolescente, dos idosos, mulheres e do consumidor. Todavia, há muito a resgatar, inclusive a constante defesa da liberdade de imprensa e da novel internet, que tem projeto de lei tramitando no Congresso que lhe restringe a livre circulação. Estejamos atentos e acionando os representantes populares não comprometidos com a corrupção, porque a estes interessa – sempre – a restrição dos direitos pertinentes à liberdade de expressão. Teu artigo chega em ótima hora, e, por certo, será muito bem recebido pelos irmãos escribas e leitores aficionados ao Recanto das Letras e a outros sítios de relacionamento, na net. Daqui do garrão do Brasil, te abraço, na dimensão do ativismo cultural e político. Que cumpramos a nossa parte como vigilantes da Liberdade e dos valores de convivência. Segue um quebra-costelas do irmão gaúcho e brasileiro.

– Do livro TIDOS & HAVIDOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/3140276