Ainda ontem chorei de saudade*


Em meu aniversário de 2008, última vez que estivemos juntas

Querida amiga Edite

      Cada vez que escrevi para você, que estava a tantas, tantas léguas distantes daqui eu escrevia “Minha Amiga Distante” mas bem sabia que distancias não podem ser apenas geográficas.Nunca fomos ou estivemos de fato, distantes.Nossos corações estavam sempre próximos, unidos pelo afeto e carinho que sempre tivemos uma pela outra.
      Esta semana, remexendo uns guardados, reli o último cartão de aniversário que você me enviou. Quantas coisas boas você me desejou e eu sabia o quanto eram verdadeiros e sinceros seus votos de felicidade, suas bênçãos de paz e alegria.
      Vez ou outra uma música, uma situação, uma conversa me traz de volta a alegria do seu convívio. E que saudade, minha amiga! Quantas coisas, quantas novidades gostaria de lhe contar!Mas não quero e não vou ficar triste, porque sua passagem entre nós foi de bondade e alegria e sei que o ciclo da vida não se encerra por aqui.
      Lembro de tanta coisa boa que vivemos juntas!Uma delas era o bom hábito de ouvir música. Enquanto eu fazia uma comida você conversava ou me ajudava numa coisa ou noutra ouvindo MPB e muita música de raiz.Você me falava do que gostava e aprendi muito sobre esse gênero que já gostava mas, você que nasceu no centro oeste e morou tanto tempo no sudeste conhecia como ninguém.
       Nossa alma caipira se encantava com as modas de viola e com as músicas de domínio público...  Há pouco tempo atrás, eu cantarolava: “ Você me pede na carta/Que eu desapareça/Que eu nunca mais te procure/Pra sempre te esqueça/Posso fazer sua vontade/Atender seu pedido/Mas esquecer é bobagem/É tempo perdido... E lembrava o quanto você se emocionava com essa música que aprendi a gostar por você. Nem bem o pensamento se formou e uma dupla caipira começou a cantá-la no Viola, Minha Viola, programa que tantas vezes vimos juntas!
      Não pude conter as lágrimas, minha amiga. Chorei de saudades e agradeci a Deus por termos nos tornado amigas nessa dimensão.Não fiquei triste pois só se chora de saudade por algo ou alguém que valeu a pena ter conhecido, esteja nessa ou em outra dimensão.
      Sei que em minha memória afetiva será sempre minha amiga e avó do coração de meu filho. Um anjo especial que apareceu em meu caminho dando-me a oportunidade do convívio fraterno.Sempre nos demos tão bem que às vezes duvidava que a nossa diferença de idade fosse de quase trinta anos...
      Esteja em paz, minha amiga. Por aqui a vida continua e até que nos vejamos novamente “Que Deus te guarde na palma da mão” iluminando nossos caminhos, sempre.
      Ainda ontem chorei de saudade/Relendo a carta, sentindo o perfume...


Com Suely, sua filha, durante a festa...
 

*Música linda de Moacir Franco.Um vídeo  lindo que vale a pena ser visto.

http://www.youtube.com/watch?v=2t63eFJ-NOI