Parabéns, Flor!



noticias.br.msn.com


Para uma Flor guerreira

Minha flor
 
      Enquanto lia sua mensagem um turbilhão de sentimentos foi se instalando em meu coração. Primeiro de alegria. Foi bom saber que está bem, que seus amores estão bem, numa escola boa, num bom lugar para recomeçar as vidas tão remexidas, tão sofridas de vocês, de uns tempos pra cá. A cidade ou o país é que menos importa.
      Bom saber também que estão se cuidando. Temos que reconhecer nossos limites. A cabeça e a alma precisam de atenção, de ajuda profissional mesmo porque superar o que viveram não é brincadeira. O coração precisa de um tempo para se refazer. Recomeçar a vida, seja aos 40 ou aos 20, minha Flor, é tarefa e desafio para quem, como você, sonha e luta para ver seus sonhos realizados.
      Flor, qualquer forma de violência, mais ainda a praticada por alguém que um dia foi importante na vida da gente não pode ser banalizada, relativizada e você fez muito bem em reagir, em se proteger e proteger os seus. Quem dera querida que mais famílias, mais mulheres vítimas do descontrole e da violência de seus companheiros tivessem a sua coragem!
       Eu imagino, por solidariedade e afeto, a sua dor e o seu medo diante das situações relatadas. Ver suas crias expostas as sandices de um homem que não soube ser homem nem companheiro para você, um homem que não soube ser homem naquilo que há de mais sagrado que é o ato de ser pai, deve doer muito.
     Também não pude conter as lágrimas com o seu sentimento de incerteza e indignação, minha amiga: “Não sei como será a minha vida, mas tenho agora o lema dos alcoólatras anônimos, viver um dia a cada dia. Não gostaria de voltar, pois o medo de que ele possa fazer algo contra nós é muito grande. Não tenho medo de ser morta por ele, mas de que ele possa fazer algo com as crianças. Ou mesmo que ele faça algo contra mim como elas ficariam? A lei Maria da Penha tem muitas coisas boas, mas nós mulheres é que sempre pagamos o preço de uma escolha errada, preço esse que nós mesmas nos cobramos, mas também nossos familiares e colegas não deixam de passar na nossa cara coisas do tipo:" Como é que você não percebeu que esse homem era um louco?”ou "Se você está hoje passando por esse sufoco é porque não pensou direito antes de se envolver com gente assim". Não sei bem se falam isso para lavarem as mãos e não se envolverem nos problemas ou se é porque é mais fácil ficar apontando os erros que os outros cometem e assim não olharem para suas próprias vidas ou também não querem aprender a serem mais solidários! Sei lá, nessa jornada toda tenho me sentido muito só, mas ver os meus amores me faz ainda acreditar, ou melhor, continuar tentando construir um mundo melhor e ser feliz.”
      Minha Flor, sua atitude de coragem e amor aos seus me emocionou e sua disposição para recomeçar também. Conte comigo, sempre! Minha casa, minha amizade, minha solidariedade, meu afeto e até minha tosca poesia que você diz “acalentar o coração” está a sua disposição quando precisar. Sempre tive muito respeito pela profissional séria e estudiosa que sempre foi e é e , agora mais do nunca, admiro a mulher que, tenho certeza, vai dar a volta por cima e superar mais esse desafio, mais essa batalha.
     Sei que hoje é um dia especial e quero lhe agradecer por me incluir entre as pessoas de sua confiança. Desejo que todas as dores e sofrimentos fiquem bem distantes de vocês e que a proteção dos céus não lhes falte jamais.

Um beijo, minha Flor, FELIZ TODOS OS DIAS!


 Da série CARTAS PARA UMA FLOR