Contra esmola
Belém,18 de junho de 2011.
Caroline,
Após ler seu discurso relacionado à questão de ser a favor ou não da esmola,fiquei surpresa com o modo que você tratou este assunto.
Eu quando criança,quase não entendia porque todos os problemas do mundo não são resolvidos simplesmente por querer,apoiava o fato de as pessoas darem esmolas nas ruas,acreditando que com o passar do tempo teriam ganhado tanto dinheiro que poderiam sair das ruas.Cresci e fui percebendo a realidade em minha volta,quando via as mesmas pessoas que via quando criança nas ruas e muitas outras "novas" que haviam chegado.Percebi,como disse,que não era tão simples mudar essa situação,primeiramente as pessoas teriam que parar de dar esmolas,assim tais mendigos começariam a trabalhar de algum jeito para sobreviver,e trabalhando ganhariam benefícios assistenciais do governo.Crianças não iriam precisar passar os dias nas ruas,porque os pais trabalhando e sobrevivendo dariam outras realidades a seus filhos,levando-os à escola,enquanto o governo faria campanhas mais firmes para ajuda-los.É um processo lento, eu sei, mas é a unica maneira eficaz de acabar com o problema.
Minha cara Caroline,temo que você esteja avaliando esta situação com olhos de criança,usando apenas o coração de bondade e a vontade de você mesma mudar o problema.Enquanto a mim,que sou uma pessoa realista e lido com essas pessoas diariamente,aprendi que não é lhes "dando o peixe" que resolveremos o problema.Precisamos ensinar-lhes a "pescar".
Atenciosamente O.A.