Um dos melhores presentes! (*)

Prezadas Maura Soares, Heralda Victor e Eunice Tavares:

Estive visitando dois filhos meus, Humberto -25anos- e Henrique

-28anos-, em Araranguá, sul de Santa Catarina, que atualmente moram naquela cidade com a mãe deles, a Neusa, na páscoa deste ano, ou seja, nos dias 21, 22, 23 e 24 de abril.

Em Araranguá há duas belíssimas praias - Morro dos Conventos e Balneário do Arroio do Silva -, onde aproveitei para gravar várias músicas de minha autoria (aceitando sugestão do meu filho Humberto) na praia do Morro dos Conventos e uma dessas gravações foi da música "Mulher", que, inclusive, está naquele DVD que presenteei ao GPL - Grupo de Poetas Livres - no dia 26-5.

A música "Mulher", junto com algumas dessas outras gravações na praia do Morro dos Conventos, já estão na internet, mais precisamente no YOUTUBE. Para assistir, basta acessar o YOUTUBE e colocar o meu pseudônimo - Naza Poeta Holístico - que vai aparecer todos os vídeos meus já inseridos neste site até o presente, vídeos esses todos gravados na praia do Morro dos Conventos, com exceção daquele vídeo que foi gravado na sede do GPL, no dia 7-4 do corrente.

Mas naqueles dias, já estava fazendo frio nas praias de Araranguá; mesmo assim, eu com meus filhos cantamos, gravamos, fotografamos, fomos até ao mar e passamos horas felizes (happy hours) e foi tudo muito bom, muito legal, como sempre é, lá, naquela Terra de sol e mar, e tudo saiu perfeitamente bem, eu na companhia dos meus descendentes, que é o que todos nós, pais, principalmente, mais gostamos de fazer: estar na companhia dos nossos queridos filhos.

E, assim, tudo aconteceu bem em Araranguá, mas também temos que estar conscientes de que houve muita exposição nossa ao frio e à baixa temperatura que fazia na praia e, às vezes, acontecendo até fortes ventos com chuva fina. Mas voltei alegre, muito feliz e satisfeito, para Santo Amaro da Imperatriz (Grande Florianópolis) e cheguei - na cidade que é conhecida como o "Paraíso das Águas" - regozijado.

Mas, em seguida, infelizmente, aconteceu o falecimento do pai de Carminha Poeta, no dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. O pai de Carminha Poeta chamava-se "Antão Antunes" e, na 6ª Antologia do GPL, lançada no ano próximo passado, na página 166, consta uma prosa poética que eu escrevi para este homem maravilhoso, com o seguinte título:

"Antão Antunes: meu querido, meu velho, meu amigo"!

Nessa prosa poética percebe-se que eu aprendi a amar este pequeno grande homem. Talvez, num próximo conto, eu relato o porquê de eu ter escolhido este título para esta prosa poética: adianto que foi um momento muito especial que aconteceu entre eu e o sr. Antão, num determinado dia em que ele já estava doente; após este acontecimento especial havido entre nós dois, eu redigi a prosa e dei o título em epígrafe. Mas deixamos para falar sobre isso mais tarde.

Pois bem: assim que soubemos do falecimento do meu sogro, subimos a serra - para participarmos do velório e do sepultamento do sr. Antão - à 23hs e 45min do dia 13/5 e chegamos a Curitibanos às 3hs e 30min da madrugada, após passarmos por Bom Retiro, Lages e outras cidades da serra catarinense.

Então, a madrugada serrana estava fria, muito fria, e durante todo o dia em que se realizou o velório, continuou frio, muito frio. O sepultamento aconteceu às 17hs e uma irmã da Carminha chegou a pedir para eu cantar uma música, participando assim da programação oficial do ensejo de despedida de seu pai, mas respondi a ela que não seria possível porque eu estava com a garganta muito inflamada. Mesmo assim, no final da missa católica havida, com o corpo do querido Antão Antunes presente, eu cantei baixinho, apenas para algumas pessoas, com um bom violão, a canção de autoria de Roberto e Erasmo Carlos - "Amigo":

Amigo

(Roberto Carlos)

Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada

Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas

Cabeça de homem mas o coração de menino

Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada

Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro

Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro

O seu coração é uma casa de portas abertas

Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida

Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída

A sua palavra de força, de fé e de carinho

Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada

Sorriso e abraço festivo da minha chegada

Você que me diz as verdades com frases abertas

Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer

Tudo isso que eu lhe digo

Mas é muito bom saber

Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer

Tudo isso que eu lhe digo

Mas é muito bom saber

Que eu tenho um grande amigo

Não preciso nem dizer

Tudo isso que eu lhe digo

Mas é muito bom saber

Que você é meu amigo

Não preciso nem dizer

Tudo isso que eu lhe digo

Mas é muito bom saber

Que eu tenho um grande amigo.

Após nos despedirmos do sr. Antão Antunes, sábado, dia 14-5, eu, Carminha e Fred ficamos em Curitibanos até 15-5 e continuava fazendo muito frio, muito frio. Minha garganta continuava muito inflamada e começou a tosse. Esse estado de saúde prorrogou-se até às 12hs, aproximadamente, de hoje, 4-6, quando, por conselho da Carminha, deixei de ficar acordado nas madrugadas - em nosso escritório -, meditando e escrevendo, e também por ter sido atendido, quinta-feira, 2-6, por um médico muito bom, o nosso médico da família, o Dr. Alípio Prado, em Palhoça-SC (cidade pertencente à região da Grande Florianópolis).

Por essa razão, por ter enfrentado frio na praia e frio na serra e frio nas madrugadas de Santo Amaro da Imperatriz é que adoeci (garganta inflamada e tosse) e, realmente, não pude participar da reunião do GPL na quinta-feira, 2-6, mas aprendi que todo cônjuge deve ceder um pouco em sua vontade para, em muitas oportunidades, fazer a vontade da pessoa amada. Foi isso que aconteceu na quinta-feira,

2-6, quando a Carminha queria muito ir na reunião do GPL. Acabamos indo, junto com o Fred mas, chegando ao local, achei por bem não sair do carro (pela tosse forte e garganta inflamada) e por estar psicologicamente abatido por saber também que estou com algumas complicações em meu aparelho digestivo (nada graves, isto é, não há nenhuma doença malígna) mas que devem ser tratadas com cuidado e atenção. O exame gastro também havia sido feito na tarde daquele dia.

Mas nada acontece por acaso: em razão de eu não ter comparecido na reunião, o André Frederico, o nosso querido Fred, recebeu por mim o certificado que o GPL conferiu-me referente a minha participação no

"Projeto do GPL - O Escritor e Sua Obra".

Foi um dos melhores presentes que já recebi e, com certeza, será um dos maiores prêmios já recebidos por mim porque isso nunca havia acontecido; o fato de um dos meus filhos representar-me para receber um certificado, um diploma, enfim, um prêmio, de uma entidade literária e cultural, importante e atuante, como o

GPL - Grupo de Poetas Livres -.

Complemento dizendo que o Fred, a Heralda e a Carminha ficaram muito fotogênicos na pose, ficaram muito bem, muito bonitos, muito espontâneos, cada um com uma expressão bem peculiar, bem própria, e aproveito para dizer também que o GPL é composto por pessoas simples, humildes e solidárias e, como um todo, é digno de admiração e respeito, porque é na simplicidade e na humildade que nascem inspirações autênticas, amorosas e, por isso mesmo, de excelente qualidade literária e artística.

Parabéns à Presidente Maura e à toda a Diretoria do GPL, extensivo à fundadora Maria Vilma Campos e a todos os escritores integrantes dessa agremiação literária, por estarem conduzindo, já por tantos anos, um trabalho cultural tão profícuo para a sociedade catarinense, brasileira e também para sociedades de outros países.

Eu, Naza Poeta Holístico, Carminha Poeta, Fred Antunes e Emmanuel Francisco, agradecemos a amizade de vocês, o apoio e a solidariedade que temos recebido desde o instante em que passamos a integrar essa entidade literária e cultural.

Um abraço fraternal a todos!

Naza Poeta Holístico

(*) As 3 (três) mulheres citadas por Naza Poeta Holístico nesta carta compõem a Diretoria do GPL – Grupo de Poetas Livres -, entidade cultural voltada para a produção da literatura e artes em geral, com sede em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, Brasil.

Vejamos, então, a composição atual da Diretoria do GPL,

cujo mandato estende-se até 2012:

Maura Soares é a Presidente;

Heralda Victor é a Vice-Presidente;

Eunice L. S. Tavares é a 1ª Secretária.

José Luiz Amorim é o 2º Secretário.

Adriana Cruz é o 1º Tesoureiro.

Licinho Campos é o 2º Tesoureiro.

Responsável pelo site: Edmar A. Bernardes.

Site: www.poetaslivres.com.br