Monografia

Sobre a monografia

No percurso do meu projeto Pibic/Picv. Realizei um investigação acerca da origem dos valores morais que transpasaram as barreras épicas até os dias de hoje. Como se construi essa visão possitiva e irrefutável da unidade entre Verdade=bem=belo. Para isso me debrucei em alguns textos de Platão procurando extrair os ideais Socráticos, visto que partir da interpretação nietzschiana de que o principal "culpado" pela propagação deste valores morais. As críticas que nietzsche realiza a esses valores foi a segunda fase de minha pesquisa. Li partes da obra "Além do bem e do mal" e artigos sobre o assunto, mas a base da pesquisa foi o livro "Genealogia da Moral". Compreender como o filósofo alemão desvela esses valores irraigados em nosso agir, e o agir aqui está também associado ao pensar, recontruindo uma interpretação histórica/psicológica do desenvolvimento deste valores do homem.

Isto exposto, me interessei especificamente pelo método nietzschiano de análise dos processos psico/históricos de análise, e como ele utiliza um método, isto é, na medida que realiza um sistema de análise metodizado, faz ciência. Mas esse fazer ciência é divergente do cienciar da época, uma ciência determinista, tradicionalista e mais paltada na "fé" do otimismo racional.

Essa metodologia que nietzsche desenvolve, e assim não quero torná-lo um biólogo pressupondo aquilo que não foi suficientemente investigado, pode ser visto como um cienciar sim, distinto das conotação de ciência da sua época.

Pois aqui está minha questão. Podemos pensar em um cienciar para a fundamentação moral em nietzsche, sem a concepção determinista da tradição?

Se possível, começo a adiantar a outra parte do meu projeto, que é investigar a possibilidade da aproximação do cienciar metodológico nietzschiano com algumas questões contemporâneas de filosofia da mente, quanto a análise dos termos genéticos e meméticos em ativa influência no olhar perspectivo do sujeito, aparentemente uma volta ao determinismo, na medida em que busca uma explicação com auxilios basilares científicos. Mas isso será desmanchado quando a análise do "como" a relação entre esse dois termos sinalizadores demonstra uma impossibilidade de uma explicação que encerre a discussão.

Nos vemos a noite,

abraço

...