Lembranças.....Saudades

Sozinha, vou me envolvendo em lembranças de um tempo bom. Tempo de alegria, entusiasmo, força, vida, liberdade, harmonia, sorrisos, inocência, tolerância... Tempo que passa e a gente fica abismado com a velocidade dos acontecimentos, que aparentemente são tão lentos, porém quando passam vemos que foi rápido demais e deixam aquela saudade e uma grande vontade de reter o tempo antes que a alegria, juntamente com o entusiasmo, a força e a harmonia se acabem. Antes que a vida se revolte contra os seus viventes e a liberdade seja uma prisão sem sequer uma janelinha minúscula de 15cm². Congelar os minutos antes que os sorrisos dados passem a se tornar algo artificial, sorrisos forçados tragicomicamente pelos acontecimentos existentes nos nossos dias de hoje e também pela falta de inocência. Inocência na qual em tempos não muito distantes, tinham o poder de encantar através de um simples olhar, gesto ou ação. Enfim, vontade de parar cada momento que está sendo vivido e aproveitá-lo o máximo que pudermos antes que seja tarde. Antes que aconteça com ele o mesmo que aconteceu com as coisas boas que já nos encantaram e alegraram em outros tempos – onde hoje só existem nas nossas lembranças.

Antes, sentíamos prazer em lembrarmos os acontecimentos que vivíamos, porque imaginávamos que poderíamos vivê-los novamente. Hoje sentimos tristeza ao vermos e reconhecermos que o tempo não para e aquele momento em que tanto nos provoca saudades, mesmo que tentemos refazê-lo, nunca mais será o mesmo. Nunca mais sentiremos o mesmo prazer de tê-lo realizado como da primeira vez ou das vezes anteriores.

Saudades dos carinhos recebidos por pessoas que, infelizmente ou felizmente, não podem mais nos acariciar. Muitos por não estarem mais entre a gente, outros por terem escolhido caminhos diferentes dos nossos, por terem feito escolhas de vida nas quais a nossa sociedade julga serem erradas ou por nós mesmo que acabamos escolhendo os caminhos errados. E também há aquelas pessoas que por conta da distância geográfica e a falta de comunicação, acabam se esvaindo dos nossos pensamentos, do nosso cotidiano, das nossas preocupações, das nossas vidas...

É sempre triste falarmos sobre boas lembranças. Pois elas passaram a ser simplesmente “LEMBRANÇAS” que às vezes nem são lembradas. Muitas vezes ficamos tão felizes em relembrar determinados momentos, determinados acontecimentos que envolveram outras pessoas alem de nós e depois entramos em uma profunda tristeza quando descobrimos que tal momento não foi guardado na mente de todos os que participaram daquele momento. Que para algum dos integrantes, aquele momento foi uma ocasião comum, como qualquer outra que já tenha vivido. As pessoas não sabem mais dar valor a esses simples momentos que de uma forma ou de outra acabam fazendo a diferença no nosso modo de agir, no nosso modo de pensar, na forma de ver o mundo e interpretar as coisas a sua volta. Essas são pequenas mudanças que ao final da nossa trajetória acabam fazendo uma grande diferença nas nossas vidas e consequentemente refletindo na nossa história.

O tempo passou. O momento já não é mais o mesmo. O assunto não mais lhe aflorava à pele e faz da sua mente a morada perfeita, repleta de aconchego por conta dos outros sentimentos legais que ali estavam alojados, momentaneamente.

Hoje, sozinha no meu mundinho repleto de individualidades, tento interagir com o mundo sem me revelar por inteira. Não posso voltar a ser clara e ampla como antes, como naquela época boa. Não posso voltar a ser aquela pessoa que tanto me deixou saudades. Tento fugir dela o máximo possível e impossível. Mais não consigo. A deixo transparecer. Ela é como se fosse a areia seca entre minhas mãos, onde esta se esvanece entre meus dedos. Nem todos percebem, mais todos aqueles que tem um olhar mais crítico aos acontecimentos a sua volta percebem facilmente que tive um passado legal, porém que me deixou muita saudade. E hoje me fecho para o mundo com o medo de viver e sofrer. Ter novamente a saudade gritando dentro de mim. Fazendo do meu eu, um labirinto onde ela não mais encontra saída para enfim me deixar morrer em paz.