Desejo Sincero

Flor

           Nem sei por onde começar, mas vou lhe dizer que o motivo desta  foi uma lembrança boa. Lembrança do tempo em que nos conhecemos e nos tornamos amigas, partilhando afinidades, sonhos e  até confidências.
         
Nem sei  se ainda tenho algo novo para lhe dizer, mas  quero registrar o quanto lamento, de verdade, a distância em que se colocou de pessoas que gostam de você, que lhe admiram, por talvez não saber administrar um amor que se desfez e o desconforto que, suponho, isso lhe traz.
              Fico pensando no que lhe fez se afastar...Nos últimos tempos fiz algumas tentativas para me aproximar, para saber se estavas bem e qual  exatamente o motivo do seu sumiço, mas lhe senti reticente, educada apenas, e resolvi não insistir.
              Sei que o fato de ser amiga da pessoa com quem deixou de conviver talvez tenha influenciado, mas lembre-se que eu já era amiga bem antes de saber de qualquer situação entre vocês, não me tornei sua amiga por causa dele, e sejamos sinceras, sei que você sim se aproximou de mim por este motivo.
             Penso, e não chego a nenhuma conclusão,  em que momento os seus ciúmes, o seu egoísmo falou mais alto que o amor que dizia ter, em que momento o lado feio da alma fez afastar em definitivo qualquer possibilidade de retorno, de recomeço entre vocês, mas não culpe ninguém por isso...
            Não pense que não reconheço seu esforço para se recompor. Que não lhe admiro por buscar alternativas para refazer sua vida. Vi com que fúria ou desolação se livrou da “presença” daquele amor, como apagou seus vestígios...Rancor? Dor? Ou por que fica mais fácil esquecer assim?Respeito todas as suas razões, sejam elas quais forem, mesmo que não concorde com elas.
          Penso que um amor não acaba de um dia para o outro, é a
gente que nem sempre sabe ou quer “ler” os sinais do fim. É um conjunto de mal entendidos, de histórias mal resolvidas que se somam, aqui e ali, abrindo flancos, fechando portas. Algumas brigas, umas ausências, uns silêncios e não há mais o que fazer.
          Penso que magoar, se sentir magoado dói, mas o tempo se encarrega de resolver as pendências de ambos os lados. Arrefece a dor,
cicatrizam-se as feridas, e ainda bem, não apaga nem diminui a força do sentimento vivido. Foi bom o quanto durou, mas deixe que seja história, boa lembrança, não motivo para lamentações.
         Posso estar equivocada mas sinto que sua alma  ainda não se refez de todo para viver outras histórias porque a magoa não deixa. Relembro aqui uma frase que reafirmo, como um mantra, uma promessa solene: “ Se um dia eu deixar de te amar, prometo: nunca deixarei de amar todos os momentos que te amei".
           É esse meu pensamento e meu desejo sincero. Que o meu amor não se canse de amar com a beleza e a dignidade que todo amor merece, mas se chegar a hora de fechar a porta, que essa mesma dignidade não saia pela janela.
         Gostaria que pensasse assim também. Que pudesse se reencontrar e se abrir para o novo. Um abraço e, sinceramente, faça o favor de ser feliz.
         
"Deus nos dá pessoas e coisas,
para aprendermos a alegria...
Depois, retoma coisas e pessoas
para ver se já somos capazes da alegria
sozinhos...
Essa... a alegria que ele quer "
                                 João Guimarães Rosa


Da série CARTAS PARA UMA FLOR...