Só para os paraenses.

Sra. Heloisa Lupinacci,

Li a matéria de sua autoria publicada no jornal "A folha de São Paulo".Respeitosamente, como paraense, tenho uma opinião adversa a sua. Peço-lhe, portanto, uma reavaliação de suas argumentos acerca de minha cidade, Belém.

Percebi alguns equívocos nos comentários tecidos em relação ao nosso mais famoso cartão postal: o mercado Ver-o-Peso.A maior feira livre da América Latina é o símbolo de Belém, este mercado abastece toda Belém e foi eleito uma das sete maravilhas do País. Não posso deixar de citar as Docas, presente nela um dos mais bonitos e modernos teatros de Belém, Maria Sylvia Nunes. O maior teatro da região nortetambém fica aqui: O teatro da Paz, seguindo inspirações italianas com traços neoclássico. Na era da borracha, Belém foiconsiderada a mais desenvolvida cidade brasileira, atraindo na época imigrantes estrangeiros.

Por isso, seria sensato de sua parte que reconsiderassea nossa diversidade, pluralidade cultural,gastronomia, o fator históricoque permite o ar tradicional dos casarõesda Cidade Velha, as igrejas e capelas, deixando de lado as mazelas que qualquer cidade possui em seu interior.

Convido-lhe, desde de já, a mais uma viagem pela minha cidade, contanto com meu apoio a uma nova experiência que lhe fará retificar o pensamento descrito em sua carta.

Cordialmente

Uma paraense

Ingrid Sá
Enviado por Ingrid Sá em 01/05/2011
Código do texto: T2942071