O ATIVISMO ALARGA FRONTEIRAS

Ivette Muller, querida poetamiga!

Que estejas bem e em paz junto aos teus afetos. Que possas me recomendar ao meu colega de PM (reformado) e amigo, o Major Eron de Lima Rodrigues, nessa bonita cidade de Agudo. Eron é letrista premiado em muitos festivais nativistas. Curte música e poesia.

Cheguei de São Paulo, região de Valinhos e Campinas, onde moram duas irmãs, a Jurema Berenice e a Ilília Teresinha, sendo que, por motivo da saúde precária de Jurema, que também é minha afilhada, nem me comuniquei com os irmãos-poetas de Praia Grande, também em SP, com quem pretendia estar, pessoalmente. Enfim, tive que dar prioridade à família. Já fazia quatro anos e meio que eu não ia visitá-las. Estive com elas uma semana.

Pretendo estar com vocês nas datas de 20 a 22, para participar da promoção "Chimarrão Poético" do grupo local ELEVARTE, porém ainda não está fixada a agenda da POEBRAS Nacional para maio. Desta sorte, ainda não posso confirmar presença nessa cidade de Agudo, em nosso Rio Grande de Deus. Gostaria muito de estar aí com vocês... Explico os possíveis percalços.

Terei de voltar a São Paulo por esse período, desta feita para a instalação da Casa do Poeta em Urânia, a cargo de Marilene Pacheco Teubner, acadêmica finalizando do curso de Letras em Jales, de setenta mil habitantes, cidade situada a 15 km de Urânia, pequena cidade de dez mil habitantes, que fica no noroeste paulista, onde estive, em agosto do ano passado, em tratativas iniciais para a criação da POEBRAS Urânia, que será a 77ª sede municipal da POEBRAS Nacional, entidade que coordeno.

A Marilene e eu vamos receber o título honorífico de "cidadão uraniense", e ainda não foi fixada a data para a concessão do título pela Câmara de Vereadores local. O projeto de lei está tramitando e depende da disponibilidade de agenda do Deputado Estadual Itamar Borges, ex- prefeito de Santa Fé (estância turística da região), que também recebe a mesma distinção, em ato único.

Há, também, no MS, um movimento para a criação da POEBRAS Nioaque, liderado por Erode Lino Leite, contador (privado) e escritor, radicado nessa cidade, e que foi meu oficineiro de Poética, na Fundação Cultural de Campo Grande, de 2003 a 2006, período em que ministrei oficinas ânuas naquela unidade federada.

Como os custos são altos (viagens aéreas, hotéis, deslocamentos via ônibus, alimentação) tenho que juntar todos esses interesses associativos num único roteiro, porque tudo sai do meu bolso... Urânia fica no roteiro da divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul e pretendo, como diz o vulgo, "matar dois ou três coelhos de uma só cajadada".

Também tenho que acertar com a POEBRAS Praia Grande (mais de 500 km de Urânia), situada na Baixada Santista, a data em que ocorrerá o lançamento da Segunda Antologia da entidade, que é a segunda sede mais antiga, na articulação da POEBRAS Nacional, eis que fundada em 1976. Está à testa da diretoria, o poeta Celso Corrêa de Freitas.

Enfim, as notícias são boas. A Poesia caminha com ganas de se dizer presente no coração dos irmãos, nos mais variados recantos da Pátria. Tudo isso ocorre porque temos pessoas como tu, Marilene, Erode e Celso, que se entregam ao trabalho comunitário, tendo a eterna arte do verso como estandarte...

– Do livro TIDOS & HAVIDOS, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2940730