Arraial do Tijuco, 30 de junho de 1.756.
 
                    Minha boa Madrinha Francisca, a sua bênção!
 
          Escrevo esta carta, pois infelizmente, encontro-me impossibilitada de visitá-la e à minha nova priminha, Francisquinha. Mamãe contou-me que seu parto foi rápido e tranquilo e agora que Quitéria se casou, a senhora terá a boa companhia de Francisquinha.  Soube também que o Padrinho ficou nervoso quando soube que nascera uma menina, mas comoveu-se quando a viu. Tio Abílio, como sempre, faz tipo brabo, mas tem um coração amoroso, e o nome que escolheu para a menina não podia ser maior prova disto! Soube também que Quitéria está aí para ajudá-la. Por favor, mande-lhe lembranças e diga-lhe que espero sua visita.

          Eu tenho que observar repouso absoluto. Mamãe já havia me orientado a repousar, mas José trouxe um médico de Villa Rica que me examinou, confirmou o que mamãe havia dito e me proibiu de caminhar, mais ainda de sair a cavalo ou ser carregada pelos meus escravos. Devo permanecer a maior parte do tempo em meu leito, se não quiser perder o bebê. Às vezes, ando ronceiramente1 pela casa, amparada por Marvina, que tem se esmerado em cuidados para comigo. Mas ela está engordando muito e tem tido algumas dificuldades em me amparar, de forma que Querência sempre vem em meu socorro. José diminuiu a ração de Marvina e proibiu Querência de completar-lhe a comida... Não gosto disso, Madrinha, pois tenho apreço por Marvina e não é bom vê-la passar fome. Apesar de saber que ela está gorda, sempre divido minhas refeições com ela, principalmente depois que ela teve um deperecimento2. Creio que foi fraqueza.

          Mamãe está um pouco melhor, graças a Deus! Não quer nem ouvir falar em Bastiana, mas reza noite e dia por ela e por nossa família. Continua sem comer direito e outro dia, quando esteve aqui em casa, achei-a muito magra e esbatida3. Mandei Querência fazer uma boa vitamina para nós duas e ela a bebeu sofregamente... Minha Madrinha, peço à senhora, assim que terminar seu resguardo, vá ter com mamãe. Por favor, anime-a um pouco. Diga-lhe que Bastiana sempre foi arrostada4 e que nenhum de nós tem culpa disso, a senhora bem sabe. José tem sido muito bom genro para mamãe. Ele sempre vai à casa de papai e leva para ela alguns mimos e vez em quando a traz para me ver. Dona Pilar tem sido muito solidária com nossa família, não mudou sua rotina de visitas e tem me auxiliado no enxoval do bebê.  Afora a senhora, – que é irmã de mamãe – e a família do José, – que é muito piedosa e amiga – só mesmo a Dona Chica da Silva e o Contratador João Fernandes se dirigem a nós. José contou-me que não se fala em outra coisa em todo o Tijuco e que muitas famílias nos evitam na rua e na missa. José contou-me que Padre Eurico fez um sermão piedoso e eloquente no último domingo, sobre a natureza humana e o papel da família. Até citou nossa família como exemplo, exaltando a atitude firme e dileta de papai, mas lembrou que o perdão é a maior virtude do cristão e que as famílias todas devem acolher seus filhos pródigos. Mesmo assim, continuamos discriminados. Dilermando Filho, que se enamorou da filha do meio do Capitão-Mor, está proibido de aproximar-se da moça e papai, que já examinava a possibilidade de negociar o casamento, sequer consegue audiência com o Capitão. Talvez Dilermando regresse à Europa...

          Há dous dias, Padre Eurico veio me visitar e me dar sua bênção. Disse que tem sentido minha falta à missa, mas sabe que eu preciso repousar e trouxe-me um livro de orações para este período em que não vou comungar. Aproveitou para me confessar e aconselhou-me a respeito de Bastiana. Como sei que ele gosta das quitandas da roça e, de certa forma, já esperava sua visita, mandei Querência preparar uma farta mesa de pitéus5 (como esperado pelo bom Padre) que foram deliciados à exaustão. Espero que ele não tenha passado mal!

          Despeço-me da senhora, minha boa Madrinha! Espero que goste da lembrança que mando pelo nascimento de Francisquinha. Quando terminar o resguardo e puder sair com ela, por favor, traga-a aqui em casa para eu conhecê-la.

               Dê-me sua benévola bênção,
                                                       Sua afilhada,
                                                                                Helena.
 
1 Ronceiramente – vagarosamente, lentamente
2 Deperecimento – desfalecimento, esgotamento
3 Esbatida – pálida
4 Arrostada – atrevida
5 Piteu – iguaria delicada


                                   Leia também:

          Cartas de Helena VIII - Drásticas Medidas