Somei, multipliquei e elevei a "n", não deu um.
Cara Luana,
Sinto sua falta, há muito tempo não nos vemos. Gostaria de saber como anda você e sua vida de casada e qual o segredo para manter uma relação de 9 anos. Sei que você sempre foi pé no chão, talvez isso tenha lhe ajudado a perceber que o seu marido era um homem bom ou aceitar seus defeitos. É um dom. Eu sempre fui muito independente e cobrava muito da vida. Achava que encontraria um verdadeiro príncipe encantado e que teria muito sucesso. Mas a verdade mostra como é difícil conciliar tudo e estabelecer prioridades. Ainda não obtive o sucesso desejado e também não me relacionei com um homem sequer aceitável. O amor toma tempo e exige dedicação e paciência sobretudo feminina. É, por isso, que muitas mulheres, da minha idade, quando fazem as contas, decidem não se casar. E isso é culpa das mães e dos pais. É impressionante como muitas delas ainda os criam como lordes, não digo como princípes ou reis, pois é certo que um dias esses terão alguma responsabilidade. Os meninos são criados como membros da nobreza. Tudo sempre pronto, tudo sempre à mão. Não são educados para terem nenhuma responsabilidade, enquanto as mulheres desde jovens têm todas. Não aprendem a lavar, passar cozinhar, cuidar da roupa, a fazerem compras domésticas. É difícil encontrar um homem que saiba escolher um pé de alface, um tomate, uma cebola. Enquanto isso, os pais em vez de ensinarem os rebentos a lixar portões, rebocar e pintar casas e a fazer pequenos concertos, assistem a jogos de futebol, jogam videogames, peladas e bebem cerveja. Quando não usam algum entorpecente. Nas famílias mais pobres, aos quinze anos, as mães assumem que a moleza deve acabar, que é hora de "virar homem" e começar a trabalhar. Uns se adaptam, mas outros acostumados a não fazer nada, não param em emprego nenhum, vagueiam pelas ruas e compartilham, caximbos, papelotes e ervas. Nas famílias de classe média, os estudiosos seguem na boa vida até os dezoito anos. Se passarem no vestibular de alguma faculdade gratuita, ao menos, mais cinco anos sem muitas cobranças estarão garantidos. Os mais ambiciosos e conscientes, arrumam um estágio e tratam de trabalhar ainda que a remuneração não seja a almejada, os demais, seguem sonhando com o emprego ideal e adiando a infância o quanto puderem. Posso estar errada, mas, sinceramente, acredito que boa parte dessa inadequação masculina ao mundo vem da idéia de que o homem nada deve fazer, além de estudar e trabalhar. Como ensinar responsabilidade na idade adulta, se não foi ensinada na infância? Veja só Luana: acredita que outro dia um namorado meu me pediu para ir até o Aeroporoto de Cumbica ajudá-lo a carregar sacolas leves, sendo que não tenho carro? Sempre que vou ao mercado, trago mais peso do que ele. Chego a andar mais de dois quilômetros, sem reclamar ou pedir ajuda. Como concertar uma pessoa assim?
Bem, espero que você saiba a resposta, ou possa me ensinar, ao menos, a lidar com isso.
Um beijo,
Dirce.