Um apelo em nome da natureza !
Venho através deste documento, que foi produzido a partir da dor e sofrimento de meus irmãos, pedir encarecidamente, em nome de todas as árvores que vocês respeitassem um pouco mais nossa espécie, é um pedido simples, mas que pode ter consequências muito boas para nós. É extremamente revoltante ver nossos entes queridos e amigos serem destruídos, mutilados em questão de segundos por uma máquina com dentes rotativos que vocês chamam de motosserra. Será que uma vida não é mais importante do que uma gorda conta bancária? Imaginem se agíssemos como vocês, acabando com a vida seus pais, irmãos, filhos, avós, tudo isso apenas por dinheiro, justo, não? Como vocês mesmo dizem em suas leis, a igualdade é um direito de todos.
Nunca lhes passara pela cabeça que, ao destruir uma árvore, estão destruindo a si próprios? Sim, meus caros amigos, o oxigênio que vocês respiram não existe por um acaso, nós fazemos com que o gás carbônico, aquele que o organismo de vocês expele na hematose, e que é tão nocivo a sua saúde, se transforme em oxigênio. Ainda não foi o bastante para convencê-los sobre nossa importância? Digo mais, nós reduzimos os impactos causados pelas precipitações atmosféricas, conservamos a biodiversidade, pois servimos de refúgio, e nossos frutos podem servir de alimento. Também ajudamos no racionamento de energia, por que um ambiente bem arborizado possui um ar mais limpo, e é também mais fresco, reduzindo os gastos com refrigeração. Partindo agora para o lado da estética, uma cidade com um ambiente urbano denso, mas que possui áreas florestais, parques, praças e jardins comunitários, convenhamos, são bem mais bonitas do que aquelas onde os únicos lugares onde há algo verde são as sacadas dos apartamentos, que possuem uma ou duas plantas esquecidas pelos seus donos, que raramente as presenteiam com um pouco de água.
Então humanidade, diante de tantos favores que prestamos a vocês, será que poderíamos ter pelo menos uma parte deles retribuídos? Será que é tão difícil para uma espécie portadora de tamanha inteligência, desenvolver-se de forma sustentável? Se não souberem o que é isso, vou prestar-lhes o favor de explicar. Desenvolvimento sustentável é uma forma de crescer sem causar danos à geração atual, possibilitando que as gerações futuras continuem desenvolvendo-se da mesma forma, sem que os recursos naturais se esgotem. Mas será que o desenvolvimento sustentável continuará sendo apenas uma utopia? Mesmo que o crescimento não seja auto-suficiente, não seria possível ao menos replantar cada árvore retirada da natureza? Seria sonhar alto demais querer uma fiscalização ambiental mais rígida, ou seja, acabar totalmente com a impunidade daqueles que praticam o desmatamento ilegal?
A maioria de vocês é egoísta, pois não pensam no futuro, e consequentemente, nos seus descendentes, por que vocês utilizam os recursos naturais de forma despreocupada, pois saibam que estão completamente errados, mesmo não aparentando, suas riquezas são finitas, ou seja, o solo se tornará improdutivo, e o petróleo, tão necessário a vocês, não existirá mais. Imagine a Terra daqui 50 anos, seus habitantes teriam problemas como asma, diabetes, enxaqueca e insuficiência renal devido à falta d'água, o oxigênio seria insuficiente, devido à nossa ausência, e tomar um banho demorado, como vocês estão habituados a fazer, estaria fora de cogitação.
Então, perante tais argumentos, pergunto-lhes: será que poderemos lutar lado a lado num futuro próximo contra esse problema de proporções mundiais, que é a falta de recursos?
Grato, Pinaceae pinus, ou se preferirem, pinheiro.