Sobre consciência

Amiga Luce

O terreno pelo qual passaremos agora é um pouco complexo, pois nos envolve em questões de âmbito bem particulares. Creia, talvez nos percamos em nossa análises, mas confesso que adorarei conversar sobre esse assunto.

Segundo o Aurélio, 'consciência' é 1. atributo pelo qual o homem pode conhecer e julgar sua própriarealidade; 2. faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; 3. conhecimento, noção; 4. cuidado com que se executa um trabalho,se cumprir um dever.

Conforme visto e analisando o mundo em que vivemos, quase podemos confundir os conceitos de consciência e poder.Isso é perigoso.

Vejamos alguns casos. Com a finalidade exacerbada do cumprimento do dever, chefes agem injustamenteem nome da ordem. Tentando mostrar serviço a chefes de altas linhagens sociais e econômicas, alguns agregados corrompem as relações sóciohumanas, transformando os ambientes sociais. Por acreditar em convicções estabelecidas em algum credo religioso, fiéis mal interpretam a palavra sagrada e afirmam profano tudo o que não fizer parte de suas crenças.

Analisemos o conceito 1. Se o homem conhecesse e soubesse de fato julgar a sua realidade, talvez não existissem tantos desencontros e desencantos no mundo.

Se temos a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, com certeza não agiremos com preconceito em todos os âmbitos.

Se temos noção, conhecimento, equilibraremos nossos conceitos a ponto de zerar a desigualdade social e econômica, ou pelo menos tentar.

Por fim, se temos o zelo ao cumprir um dever, executar um trabalho, com certeza saberemos respeitar os limites dos outros em todos os seus aspectos.

Somos conscientes? Não somos?

Infelizmente, para que nos tornássemos vilões natos, alguem criou a teoria da relatividade, a qual ouso utilizar para dizer que todos e cada um é o momento em que vive. Nada justiça o descaso, a injustiça, o preconceito e a rejeição, mas a condição humana nos leva a isso. Acho que falta Deus no meio de cada um.

O que me diz , Luce?

Beth Ferreira