O chamado da Deusa.

Existe uma luz, um chamado que nos encanta em algum momento de nossas vidas, a ansiedade de retornar ao lar, ao antigo.

Os deuses nos chamam de várias formas, em sonhos, insights e sensações inesperadas de que vivemos uma vida vazia cujo o significado está bem na nossa frente mas somos incapazes de enxergar de fato.

Em pleno século XXI a idéia de confeccionar uma pena para escrever é até infantil se pensarmos que bem ao nosso alcance uma caneta que vai durar tanto tempo custa apenas alguns centavos.

Esquecemos que somos seres hábeis, capazes de construir coisas manualmente e compramos tudo, de preferência importado, enlatado e industrializado. Até uma simples horta de temperos deixou de ser usada.

Mas a Deusa está por aí ainda. Ela vive apesar do sufoco causado por tanto cinza. De pequenas frestas no meio do cimento, vemos mato crescer. Ainda existe vida pulsante sob tanta civilização. Por causa desta vida que ainda existimos.

Certa vez alguém me disse: Nós não precisamos cuidar da natureza para preservá-la, precisamos cuidar da natureza para que sejamos preservados e poupados. Afinal, em alguns anos morreremos, mas ela continuará. Após milhares de anos, podemos não existir mais e mesmo assim ela continuará. Com outras formas de vida, regenerada e em plena atividade.

Somos grãos de areia, pequeninos seres que se sentem tão soberanos vivendo suas vidas individuais, esquecendo que somos parte de uma só coisa muito maior do que nossa compreensão. Por sermos dotados de inteligência e capacidade de raciocínio, tendemos a ter o habito perigoso de nos sentir controladores da situação. Do que adianta sermos tão racionais e tecnológicos se num estalo de dedos nossas vidas desmoronam diante de nossos olhos? Somos arrastados pela força infinita de furacões, tsunamis, terremotos. Nestes momentos de desolação nos damos conta por alguns momentos de que nada somos. Então com uma admirável capacidade de reorganização, conseguimos reestruturar nossas vidas e deixamos essas tragédias para trás da melhor forma que pudermos.

A Deusa é um organismo vivo, andamos sobre ela, comemos seus alimentos, vivemos sob suas asas protetoras, e a mesma Deusa que dá a vida também a tira para poder dar vida a outros seres que continuarão o ciclo infinito de vida, morte e renascimento.

Viver estes novos tempos em que uma preocupação com o meio ambiente surge através das iniciativas de empresas auto sustentáveis faz com que uma centelha de esperança cresça em nossos corações. Talvez ainda possamos acreditar que o homem tem por direito um lugar no mundo.

Mas para isso muitas atitudes precisam mudar. Muitas consciências individuais precisam se despertar para se tornar uma realidade coletiva. Deixar de jogar coisas na rua, deixar de tomar banhos longos, fechar a torneira ao escovar os dentes, separar o lixo, evitar gastar eletricidade e consumir produtos a base de petróleo entre inúmeras outras ações.

Este é um dos chamados da Deusa hoje. Ela te chama para que você aprenda a cuidar melhor do lugar onde vive. Seus atos hoje podem não prejudicá-lo, mas certamente prejudicarão outra pessoa, que pode ser um filho, um neto seu.

Os deuses antigos ainda vivem entre nós, e só por isso nós também ainda existimos.

Pense um pouco sobre seus atos e o que eles podem causar, pense sobre qual o motivo da sua existência e quando tudo na vida parecer sufocante, olhe para o céu. Veja que as nuvens ainda se mexem, que o céu é muito maior do que o que há ao teu redor. Se puder, veja o mar, origem da vida e que já viu a passagem de muitos seres grandes e poderosos antes da raça humana. Olhe o mato que cresce no meio da rua, sem nenhuma terra.. apenas vontade de viver e existir.

Assim, quem sabe, consiga se perceber no mundo como ele realmente é. Um organismo vivo, belo e muito poderoso e que devemos muito respeito.

O fim do mundo não está próximo, mas talvez o fim de uma civilização que durante muitos e muitos anos causou sérios danos à natureza e agora vai pagar o preço por tantos atos errados . Tente fazer a diferença e ouça o chamado. Saiba que não habitou este lugar em vão, que fez algo para melhorá-lo.

A Deusa te chama todos os dias, abra seus olhos e apure os ouvidos, será capaz de encontrar uma forma de responder.