A PAIXÃO SEGUNDO A POESIA

Grato por haveres autorizado a publicação do 'comentário', no site do Recanto das Letras, o que permite que outros confrades e visitantes possam ter acesso à abordagem crítica. Não gosto muito de enviar análises sob esta 'censura', pois que não posso corrigir o comentário que acabei de escrever, somente quando o autor vir a liberá-lo, e, depois de feito, dificilmente volto a ter a mesma abordagem sobre o tema, porque o momento emocional é outro. Quando a liberação depende dos humores do autor, perco a tesura sobre o assunto abordado no aporte analítico...

Sabes? A "inspiração" em mim, também vale para o aporte crítico. Depois de elaborado, eu o leio em minha 'escrivaninha' e faço a "transpiração' sobre o que acabei de escrever. Funciona, nessa fase, com mais força, a intelecção...

Posso exemplificar algumas peças poéticas sobre a temática da “Paixão”, e até me atrevo a indicar um poema de minha lavra que tem essa intitulação. No entanto, como em Poesia não há parâmetros estéticos a serem comparáveis, a não ser no conjunto da obra de seu autor, o poema serve somente como elemento alegórico... O exame da inventiva e a eventual originalidade são específicos para a peça autônoma.

Aceito o pedido de que indique um poema sobre o tema referido, para que possas observar como – sugestionalmente – formata-se, em meu alter ego, o elemento psíquico “paixão”.

Porém, há um poeta que aborda a temática com muito maior riqueza, profundidade e entrega emocional: VINICIUS DE MORAES, que é, realmente, um dos maiores talentos que versaram, em português do Brasil, sobre tal temática. Vinicius, em vários momentos de sua obra, atinge o ápice da amorosa dor profunda e lancinante com uma ‘pungência’ de causar dó. E, por ela, envolve e comove o receptor.

Recomendo leias LYA LUFT, em seu ótimo O LADO FATAL, editado pela editora Siciliano, em 1989, em que o “doloroso” também nos sensibiliza... Poderás ver e avaliar o que é a entrega feminina durante a paixão, tal como ela a concebe e relata nos poemas, que são a peça material do gênero Poesia.

Sobre a temática referida, vai, pelos links abaixo, em:

PAIXÃO: http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/58116

PRENHEZ DE FOGO E BRAÇOS:

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/53912

CORPOS ACESOS: http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/98357

Que melhor exemplar literário para relatar a paixão do que o poema? É nele e por ele que se subscreve o relato das sensações do corpo, pouco em espiritual, mais o animalzinho carente de toques que pervive em cada humano ser. Nele vivificam o amor e o desejo. Possivelmente é pela paixão que se vence todos os aparentes medos na hora dessa explosão. Bendita hora do ato-fato de amar... E, curiosamente, é também por ela que se ganha tantos outros temores e angústias. É nela, por seus jogos do amar, que se corporifica a espera dos longos dias seguintes. Dias que se tornam inconstantes para os sentimentos. Restam, no espiritual, as nuanças do poema e suas gambetas: a palavra e os seus hálitos. Nuinha, pejada de sentimentos, temerosa qual um inseto. Se ofendida, vira um dragão expelindo fogo...

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2881203