Viagem a Abaetetuba-Pará . . . Teresina, 11 de agosto/90
Teresina, 11 de agosto/90
Prezado professor Arimathéa
Parabéns pela data de amanhã. Sendo homem e pai não só o tem sido para aqueles que gerou.
Viagem a Abaetetuba-Pará, em 06-8-90, sem as mesmíssimas descrições, porquanto os quadros mudam e as emoções também. É verdade que não é outra a estrada tampouco muitas coisas citadas anteriormente. Maior exemplo é o verde que continua muito verde. Quanto ao azul do alto, está quase que totalmente banhado por escuras nuvens. Faltam 110 km para deixarmos o Maranhão. Surge Santa Luzia do Paruá, onde criei Pérolas de Chuvas, naturalmente com ajuda principal de Deus. Neste lugar propusemos acentuada pausa. É chegada a noite e com ela a lua esplendorosa. Desce fortemente chuva, aliviando grande carga que lá estava, dando-nos completa visibilidade do restante do firmamento. Ao amanhecer o sol se banha de prata e ao crepuscular ganha cor vinho. Todo existencial recebe os efeitos desse encantamento. Às 17h, em 07.8, chegamos na Capital do Pará. Novamente, em balsa, no rio Guamá, e por todo 08.8, passamos em Abaetetuba. Somente saindo às 20h. Nesse horário a lua desponta e como imã fosse atrai as nuvens e dá um toque de desenhos variados, inéditos. É a própria imagem do deslumbramento e naturalidade. E a vegetação maravilhosa, como antes, bem como a seu exemplo, as coisas boas me impulsionam.
Maranhão, BR desprezada: coqueirais empilhados em vasta terra: irmãos índios e de outras origens; verde fortemente verde; brilhante sol; céu anil; escassas nuvens, em 10.8.
Teresina, 11h40min de 10.8; céu quase repleto de nuvens; sol forte; rumo à casa que nos abriga e juntos dos familiares que nos são vida e dos demais amigos que nos ajudam a vivê-la. Terra que me viu nascer e nela me fiz mulher, mãe e avó.
Atenciosamente,
Francisca Miriam.
* * *
..............................................................................................
Do livro “Correspondências de A. Tito Filho para Francisca Miriam”, Edição da autora, Teresina, Gráfica e Editora Júnior Ltda.,1995, páginas 80 e 81.
..............................................................................................
© Direitos reservados.