POR SUAS PRÓPRIAS ASAS

Sim, amada, realmente não me enganei quanto ao teor da missiva enviada. É que não estás acostumada a receber os meus recados no Face, porque – pelo que percebo – pouco o usas para a troca de mensagens. Eu o utilizo muito, porque aproveito para me comunicar, apresentando os textos que publico regularmente no Recanto das Letras – site para escritores, no qual posto trabalhos há cerca de seis anos. Tenho lá mais de 1100 textos. Assim, a minha página do Face, em vez de usual site de relacionamento, tornou-se uma vitrina de amostragem de textos: poemas, crônicas, contos, ensaios, pensamentos, etc. Com esse proceder tenho recebido comentários os mais variados e sempre aumentando o meu rol de amigos, especialmente os interessados em Poesia. Excepcionalmente remeto mensagem em massa, bem diferente do que faz a maioria dos colegas, a não ser quando interesse geral reclama esse proceder coletivizante. Em regra, os recados enviados seguem numa linguagem direta e individual. Dá trabalho, porém seleciono os receptores de minha obra em prosa e verso... E, com esta medida seletiva, sugiro o mesmo, nas eventuais comunicações de ida e volta (devido ao pouco tempo de que disponho para tal tarefa) e, cumprido o objetivo, respondo e apago, pra não ficar com a página atrolhada de recados... Às vezes, aproveito para oferecer meus préstimos profissionais como veterano escriba: oficinações de poesia, trabalhos intelectuais, prefácios, apresentações, palestras, etc. Tal é o caso, o qual ensejou a elaboração do texto DA APRESENTAÇÃO DE LIVROS, http://recantodasletras.com.br/cartas/2826474, que aparece na mensagem ora recebida. Originalmente, era destinado a uma poetisa de Campo Grande, onde ministrei oficinas poéticas na Fundação Cultural local, de 2003 a 2007. A destinatária tinha sido minha aluna. Como esse texto continha características literárias e orientações práticas, o mesmo seguiu para cerca de trinta pessoas, em mensagem individuada, com o afeto de sempre. E tu foste uma delas... É isso aí: escritor tem que abordar os mais variados assuntos e tipos de textos, não pode ficar somente no ramerrão de uma única modalidade literária... O Recanto das Letras, na atualidade, contém toda a minha obra (publicada e inédita), e não reservo direitos autorais absolutos, pedindo, somente, a citação da fonte original (RL). Quem desejar obter o texto poderá vir a fazê-lo sem quaisquer impedimentos. O importante é que a obra ganhe estrada, ande por suas próprias pernas. Ou, poeticamente, ganhe asas para voejar no mundo...

– Do livro NO VENTRE DA PALAVRA, 2011.

http://recantodasletras.com.br/cartas/2861552