DA APRESENTAÇÃO DE LIVROS

Amada confreira e amiga! Agradeço o retorno ao assunto do prefácio ou apresentação da obra. Fico feliz por poder trabalhar contigo, literariamente. Fico agraciado e honrado pela oportunidade... Qual a revisão a que te reportas? A revisão gramatical está incluída, porque ela flui durante a leitura dos originais, e a faço ao correr do trabalho analítico... A revisão estilística é outra ação, bem diferente da anterior, e dá muito mais trabalho, além de tropeçar em alguns aspectos subjetivos de autoestima que ocupam o espírito do criador literário... Nunca se sabe se o autor vai aceitar ou não a invasão da "privacidade intelectual" que ele crê que esteja a ocorrer... Quanto menor o número de 'degraus' de ascensão literária que possui o autor, maior é a tendência de que não aceite as eventuais sugestões, porque a possessão psíquica e a impressão de que se basta na ação criativa turva a intelecção e afasta o racional... Além do mais, em autores em que se observa essa concepção, parece-me que a crítica ‘macula’ a auto-estima do autor. Sinto que ficam a perguntar ao analista: De que adianta um texto bom, limpo, de marcante sugestionalidade, aparentemente mais bonito ou mais literário, se não é mais ‘MEU’? E tendem a não acatar as sugestões críticas, ao ponto da usual falação de que "o crítico é um escritor frustrado, por isso só sabe criticar"... Portanto, a revisão de fundo, conteúdo e estilo só a realizo em oficinações literárias individuais, texto a texto, com a possível presença do escritor criticado, pontuais em alguns trabalhos de criação, e que duram, no mínimo, cerca de quarenta horas-aula, distribuídas em cerca de quatro meses... Isto pode ocorrer também em oficinações virtuais (via net), forte na leitura de textos de vários autores sobre temário similar aos do oficineiro em pauta... No decorrer dos estudos de originais para a feitura de prefácios ou apresentações, sempre que se fizer necessário, dou uma 'guaribada' estilística nos textos, certo? O período para que eu possa ler (e interpretar) os originais da obra e me ajustar ao cumprimento do contratado, será de três meses a partir da recepção dos originais na forma como o autor pretende seja publicado. O prefácio ou a apresentação é flor que nasce da iluminura dos textos do livro ainda em originais. É obra de criação, tal qual um poema ou prosa... Quanto ao conteúdo final, terá certa correlação com os textos que compõem a obra do autor, sob pena de vir a ser apenas uma ‘muleta’ para o livro e fugir do objetivo, que é o da indicação de leitura...

– Do livro NO VENTRE DA PALAVRA, 2011.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2826474