NUANÇAS DO ASSOCIATIVISMO LITERÁRIO

Querida Vanda, minha preciosa Bugra Sarará!

Peço que esperemos um pouco mais para a instalação da unidade da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS, em Campo Grande. Esperemos o teu desimpedimento... Insisto nessa cautela...

Conheço o Dr. Venâncio Josiel através de “O Arauto”, e li muitos dos textos dele, todos com profundidade na questão espiritual, norteado pelos preceitos evangelizadores. Está bem coerente e correto que tenha criado a Academia Evangélica de Arte e Letras, que saúdo com apreço e alegria... É manancial para o nosso entorno de Letras para o esforço compartilhado. Por certo estará deveras ocupado com a novel entidade, a qual necessita se firmar no cenário local e lograr a estima do grupo dos evangélicos... Não é fácil instalar uma entidade cultural e ainda mais uma em moldes acadêmicos tradicionais...

Eu mesmo vivo esta experiência desde 2003, quando criamos e instalamos a Academia Brigadiana de História, Artes, Ciências e Letras – ABRHACEL, que congrega os intelectuais da PM gaúcha, a qual se chama BRIGADA MILITAR DO ESTADO. Até agora está em processo de instalação, sem haver ocorrido nenhuma posse acadêmica... Todos os que se diziam "intelectuais" queriam vir a ser membros ACADÊMICOS da ABRHACEL, mesmo que não tivessem nenhum livro publicado... E outros quejandos mais... Quase todas as ações provinham de cultos oficiais superiores da PM, meus queridos colegas de mais de 40 anos de convivência funcional...

Esperemos tua liberação do que ora te prende noutros interesses e possíveis impedimentos. E podes, nessa perspectiva, ir atuando com a POEBRAS – MS como sociedade com existência "de fato", para vir a ser jurisdizada daqui a algum tempo... Já que esperamos há tanto tempo para a instalação da unidade do MS, nada a opor que esperemos mais algum...

Bem sabes o quanto sou teu admirador e o quanto aposto minhas fichas no teu poder de aglutinação, mesmo com as adversidades tidas e havidas recentemente. Isto te fará mais experiente, com mais jogo de cintura... E a sobrevinda natural dos anos te fará mais sábia...

No associativismo poético não pode haver essas desavenças, as quais comumente ocorrem no palco dos comícios e bastidores político-partidários, principalmente devido às vaidades de fixação de imagem e de obras. Enfim, o lugar comum da vida: o jogo do poder... E todos os envolvidos sempre têm sobejas RAZÕES PRA SE DIZEREM A CAVALEIRO DA RAZÃO E DO POLITICAMENTE CORRETO... Disputa-se por quê e para quê? Não há a percepção de salários e nem há dinheiro envolvido, visto que todas as instituições culturais, sem exceção – tratando-se de ONGs – são extremamente pobres, vivendo sempre às expensas das contribuições dos associados e do eventual prestígio de um SÓCIO COM VISIBILIDADE frente ao contexto societário local, regional ou, no máximo, estadual...

Sempre digo que uma instituição literária, em particular, têm a dimensão do prestígio de seu dirigente-maior. Se ele tiver prestígio (credibilidade), este se estende à entidade... Qual é a regra para os presidentes de associações literárias? Longos anos à testa da ONG, mandatos repetidos várias vezes. Lembras do escritor Austregésilo de Athayde à frente da Academia Brasileira de Letras? Ele ficou 33 anos no efêmero lustro do poder das Letras! Legou um edifício de mármore, com dezessete andares, na Pres. Wilson, centro do RJ... Isto sem falar nos gordos jetons para as comissões academicistas... Tudo parte do jogo de interesses entre o governo e a ABL... Quantos dos eventuais titulares ficarão na história literária do país, na ótica crítica, daqui a 100 anos?

Um lembrete. Amaina um pouco a tua mágoa porque ela está te fazendo mal, pelo que percebo em tuas palavras em relação aos teus ocasionais opositores, em especial quanto ao Erode Lino Leite, que é uma pessoa pela qual tenho especial carinho. Estou prefaciando a sua obra “RASTROS” e que terá lançamento próximo... Pretendo estar com vocês nessa data festiva, que imagino não se fará esperar...

Nessa oportunidade, falaremos mais, traçaremos planos e aglutinaremos o pessoal em torno da ideia... O que achas?

– Do livro O HÁLITO DAS PALAVRAS, 2008/2011.

http://www.recantodasletras.com.br/cartas/2812224