Carta aberta ao Prefeito do Rio de Janeiro

Bom dia Prefeito,

Ontem lembrei do senhor.

Fim da minha jornada de trabalho, quatro horas da tarde, Ilha do Governador, 41º nos termômetros.

Cheguei na Avenida Brasil.

Depois da demora de, mais ou menos, trinta minutos, finalmente veio o ônibus.

Entrei. Logo senti o "bafo" quente de pelo menos, 50º. Reparei a cara de "poucos amigos" dos outros passageiros, mas ainda assim me acomodei. Dois minutos depois, o primeiro engarrafamento que durou algo em torno de dez minutos.

O ar, cada vez mais pesado e o suor que insistia em molhar o corpo formavam o ambiente dos corpos. Olhei mais uma vez e vi, uma mãe com duas crianças expostas ao sol, já que além de "quentão" um dos lados do veículo segue banhado pelo Astro Rei. Numa outra poltrona, um senhor, mais ou menos, setenta anos, olhos fechados, rosto molhado. Vi também que outros companheiros de viagem tentavam aliviar a tensão de várias maneiras, mas com os semblantes duros e cansados da "tortura necessária".

Minha atenção se voltou pra mais uma retenção. Esta durou algo em torno de vinte minutos. O calor, insuportável e a esta altura, minha roupa já estava toda molhada. Tentei respirar e, sinceramente, tive que forçar. Fechei os olhos e me deixei levar pelo balanço do ônibus.

Duas horas depois, finalmente cheguei no bairro que moro, Anchieta. Sem ânimo pra nada e só querendo alguma coisa que até o momento, não sei o que é.

Lembrei do senhor, principal responsável pelo espaço publico no nosso município e lembrei, principalmente porque sou "pagador" de impostos. Lembrei também porque, lembrei, que no ano passado o senhor renovou a concessão com as empresas do município tendo como mérito "os bons serviços prestados" pelos empresários.

Lembrei do senhor também, porque sou um cidadão Brasileiro e especialmente, um cidadão carioca.

Porém agora me ocorreu uma idéia: Como bom administrador, acredito que o senhor seja sensível os problemas da sua cidade. Assim convido o senhor para viajar comigo, no mesmo horário e na mesma linha de ônibus. Só com um detalhe: Ninguém deve saber quem o senhor é.

Aceita meu convite?

Assino em nome da maioria dos cidadãos da nossa cidade.