EU SOU BRASILEIRO!
 
 
É minha gente já não podemos negar depois de tantas que passamos neste Brasil. Muitos ainda têm como eu tenho uma saudade, uma tristeza, um amor, uma paixão  estampada na cara e em nossos peitos por causa de tantas coisas boas e más que acontecem no nosso meio. São avalanches, situações devastadoras, situações que no momento acontecido não sabiamos a quem recorrrer. E tantos foram os fatos. O teatro através do trágico e do cômico nos explica assim se assim quisermos explicações.
 
Hoje ao recordarmos de tudo que acaso passamos até lamentamos. Mas como sendo o que realmente somos brasileiros de pai e mãe, muito destes acontecidos superamos e certamente iremos muitas vezes alegremente superar. Sacudimos de certa forma a poeira, damos a volta por cima e agradecemos a nosso bom Deus por vivermos neste lugar de riquezas mil.
 
É de fato e por direito que somos os melhores e por sermos melhores nada deverá nos contrariar. Logo, teremos aqui em nosso território uma das melhores olimpiadas e um dos campeonatos mundiais de futebol mais do que sonhado que registrará nossa competência, o nosso brio dentre os demais que aqui estejam. E tudo acontecerá para nós como se fosse à primeira vez, e sendo a primeira de tantas, não nos preocupemos quando o nosso atleta entrar em campo e a bola começar a rolar.
 
Seremos campeões nesta disputa?... Alcançaremos a melhor posição dentre tantos esportistas? Na realidade nem mesmo sei dizer se isto seja tão importante. O que você acha cidadão? O que você acha minha amiga dona de casa, você minha querida desportista? ... Ah, é. De que vale sermos eternos campeões?... Eu desde quando cheguei aqui já sabia que era o melhor de todos brasileiros, nascido sobre um berço esplêndido, sob um sol incandecente e perante uma noite tão bela de luar.
 
Sendo um destes atletas percorri vários quilometros, cai e levantei. Trilhei um caminho nem tanto imaginado por mim, mas pelos meus idealizados. Amei como se fosse o primeiro neste mundo. Você duvida?...
 
Pois eu lhe digo que certamente você fez o mesmo para chegar aqui e mostrar ser o melhor de todos. Você de certa forma achou ou teve logo a certeza que fora o primeiro, que subiu a mais ingrime montanha, que sentiu calor, e frio e com eles se acostumou. Eu também por isso grito com toda força:
 
_ Pai!... Mãe! ... Eu sou brasileiro!... Chorei como se estivesse sendo abandonado, vesti a camisa que muitos dizem ser camisa de sofredor,  que por causa disto nada mais teria prazer. De repente como aquele que se sente despejado da sua casa por falta de algum pagamento, ou por não ter compartilhado o mesmo espaço me desvencilhei de milhões que disputavam palmo a palmo comigo o primeiro lugar.
 
Hoje aqui me encontro. E não é brincadeira. Foram meses a fio, idealizando, planejando, me preparando , querendo mostrar que mereço estar aqui dentre vocês. E hoje graças ao nosso bom Pai. Porque não dizer que sou merecedor.   A verdade é que todos nós passamos por turbulências em nossas vidas sem nada tirar nem pôr.
 
Para alguns falta o pão, para outros talvez nem seja a mesma questão, mas todos aqui encontram a sua frente obstáculos de uma forma ou de outra. Outros são ricos e abastados, ricos dos pés a cabeça, mas mendigam o pão da tranqüilidade e da felicidade, tanto que um dia quando descobrirmos a criança, o menino, a menina que existe dentro de nós. Então, quando viermos descobrir este lado bom saberemos que somos capazes de tudo , e que não somos meros campeões por acaso.
 
Quando isso ocorrer, algo novo ocorrerá.    E isto fará que nós que somos seres maravilhos choremos não de tristeza, mas de alegria, e emocionados por termos superado cada obstáculo a nossa frente encontrado.
 
Choremos não pelas guerras, nem pelas injustiças, mas porque procuramos a felicidade em todo o universo e a encontramos. Então, Perceberemos que Deus a escondeu no único lugar em que ele não pensou em fazermos procurá-la: dentro de nós  mesmo. E neste dia então qando de fato encontrarmos... Ah, como será maravilhoso. Porquê de certo modo acontecerá uma grande evolução.
 
Pois daremos lugar a este orgulho de sermos exageradamente soberbos a simplicidade. Não mais julgaremos nossos companheiros , tampouco descriminaremos o negro, o branco, nem o índio. Mesmo que não falemos dos gays. E assim com muito empenho saberemos conquistar a igualdade, deixando cada mesquinharia de lado e porque não enterrar esta para nos consciderarmos verdadeiros irmãos dentre tantas nações que nestes dias vão estar junto a nós.
 
Mesmo que tenham alguns que sejam contra, que muitos nem saibam a importância de estarmos unidos nesta grande confraternização. Saberemos que mesmo nos esforçando para concientizar a todos, muitos poderão querer nos contrariar.
 
Todavia, meu amigo, você que está me ouvindo, lendo esta epístola, preste bem atenção na música de Roberto Carlos quando ele simplesmente diz: Eu quero ter um milhão de amigos, e juntos podermos cantar. E mesmo que estes digam que a felicidade não existe... Que a felicidade é algo efêmero, e tão passageiro que nem percebemos quando ela chega ou vai embora.  
 
A vida?...
 
A vida é assim mesmo gente entre altos e baixos, vivemos esta como devemos vivê-la.  Se soubermos viver a vida ela é demasiadamente maravilhosa, e maravilhoso será saber viver. 
 
Tá certo não é, e jamais será tão simples viver a vida. Pois, acontece cada uma que fica dificil de aqui explicar. Cada um de nós sabe como viver.
 
Tanto que mesmo não tendo a mesma compreensão, temos que olharmos pro nosso lado e vermos um cenário diferente um do outro, e este nos passe cada cena.
 
Imaginarmos tudo ao nosso modo, procurarmos encontrar sempre as nossas expectativas dando pra nós o mesmo sentido da vida.  Por isto é que eu digo: Se Liga Brasil! Eu sou brasileiro!...