Explicações

Caros membros do recanto das letras,

Há poucos instantes, eu vi que um membro deste clube virtual, que usa o nome de pacomolina, fez um significativo comentário a respeito de uma redação escrita por mim, chamada A diminuição da maioridade penal, dizendo que mais pessoas na cadeia não significarão menos crimes nas ruas. De fato, concordo com o comentário. Infelizmente, o problema da segurança no Brasil está muito sério e o cidadão está exposto a sofrer todos os ataques possíveis à sua segurança e integridade física. Realmente, passar a botar esses adolescentes infratores para responder por seus crimes como adultos não resolverá. Acontece que é revoltante vermos garotos cometendo crimes muitas vezes bárbaros e zombando da polícia e das vítimas, dizendo : "Ninguém pode me prender, eu sou menor." Alguém assim, obviamente, não é inocente e sabe que o que faz é errado. Uma pessoa dessas não mostra uma mentalidade perversa? Ninguém mais pode andar na rua sossegado. Eles nos atacam atrevidamente e sem o menor medo de punição.

Claro que não será suficiente diminuir a maioridade penal. Primeiro, porque o sistema penitenciário no nosso país é ineficiente. Na cadeia, os criminosos é que ditam as regras, comandando suas quadrilhas de dentro dos presídios, por causa de agentes e advogados corruptos. É horrível vermos a corrupção ser a regra onde deveria ser a exceção e o interesse pelo lucro pessoal predominar onde o que deveria existir era o interesse em zelar pela segurança dos cidadãos.

O problema da criminalidade envolve um número variado de medidas urgentes, que devem ser seriamente refletidas. É preciso combater o crime com seriedade e honestidade. Não podemos combatê-lo se formos desonestos e violentos,ou seremos piores que os bandidos.

O comentário de pacomolina foi muito inteligente, devendo nos levar a refletir sobre o que fazer para fazer do Brasil um lugar seguro. Todos nós temos o dever de fazer essa reflexão.