Carta para Alessandro

Palavras para meu Filho , em seu aniversário

Postado por Clevane Pessoa em 4 janeiro 2011




Vigiava teu sono e meu pai ao passar pelo quarto, sorria e dizia:-"está completamente apaixonada por esse bebê! ".Era verdade. Primípara, aconteceu-me EQM e tudo mais.Fui o outro lado do túnel , à luz-e voltei por querer conhecer-te, criar-te.Tive uma gestação complicada, mas não sabia.À época, sentia apenas alegria por estar completando um ser dentro do ventre.
E quando te vi, olhos imensos e boca bem desenhada, foi um reconhecimento. Precoce a segurar a grade do bercinho já no primeiro dia e estender a mão para a girafinha que costurei para brincares -e derrubá-la- alegre a agitar -se em direção às flores, ao céu...
Mãe que trabalhava fora, ouvia contarem sobre teus primeiros passos, a nesga branca do primeiro dentinho de leite a rasgar a gengiva. Felizmente, era minha adorável e saudosa mãe,quem tomava conta de ti, para que eu trabalhasse. Depois,para que cursasse Psicologia. Não almocei anos, preferindo levar-te à escola, correndo do trabalho para casa , de lá à  Academia de Comércio, onde ambos estudávamos, e retornando ao INAMPS, onde trabalhava para de lá ir à faculdade e depois para lecionar Literatura.Ia levar-te sem pressa, aos poucos, enchendo o coração e os olhos de contentamento ,quando corrias, passavas por dentro de pneus, mostravas uma flor ou a roubavas para presentear-me. Lembro-me da primeira vez que te deixei no maternal. Não querias.Eu fui para o trabalho apressada , depois que aparentemente aceitaste ficar com as freirinhas.Súbito, um rumor atrás de mim.Olhei e lá vinhas, correndo a toda, atrás de mim , os véus delas a tremularem ao vento, quais velas de barcos...
Depois, a vocação para o desenho. Passavas o tempo todo desenhando e , nos intervalos, tocando algum instrumento - ou de brinquedo ou imaginário.As vocações já definidas em tenra idade.
Eu tinha três empregos e nos finais de semana, levava-te às entrevistas e reportagens, depois à redação da Gazeta Comercial - em Juiz de Fora, onde nasceste- e ficavas de joelhos numa cadeira e catavas letras nas máquinas de datiolografia, enquanto eu elaborava minhas matérias.
Com seis anos, começaste a escrever poemas para a avó, para mim, sobre tudo.
Hoje, emociono-me quando tocas, depois de tantos ensaios , por criares os flyers e escreveres os releases de tua Banda, a Tancredos, quando criaste meu convite da posse na AFEMIl, em rosa pêssego a portar o perfil de Cecília Meireles.Quando trabalhaste com meus poemas, fotos antigas para o Poesia é Ouro.Quando olho no fundo de teus olhos grandes e percebo ali um espelho.Exigente, mas flexível. Teimoso,mas tolerante.Um capricorniano nato.Generoso,talentoso, fiel amigo, apreciador de animais, paciente e persistente.Resiliente,sobrevivendo bem a um casamento desfeito, irmão dedicado dos meio irmãos dos dois lados .

Completas , nesta data , mais um aniversário. E quando desmaiei certa feita, para acordar em teu colo,percebi que agora, eu, tua mãe, sou um pouco filha , e que muitas vezes devo escutar teus conselhos -eu , que tantos e tantos entreteci em tua vida.

Desejo-te o melhor, pois mereces, sempre combativo do bom combate, criativo e original,altruísta e dedicado.

A ti ,meu filho, a expressão de meu carinho, amor incondicional e muitos apaluso por tua arte, por tua alma, lida e doçura em tua firmeza de ser assim , como és.

Clevane Pessoa
Palavras para meu Filho , em seu aniversário
  •