Ao filho.
Pedro
Meu amado Pedro.
Resolvo lhe escrever por não mais aguentar a espera do seu nascimento. Eu imagino você, meu querido, confortável no meu útero, louco para sair, curioso em conhecer este mundo pós- uterino.
Eu quero lhe dar o primeiro conselho: fique aí o maior tempo possível, repouse na placenta e alimente-se desse cordão com seus olhos fechados. Sonhe, planeje e repouse. Quando sair, a primeira coisa que verá é a luz; e receberá um tapa na bunda. Abra os olhos e chore, chore muito, e aprenda a chorar, porque você meu querido, chorará pelo resto de sua vida. Vai chorar de alegria, de angustia, de emoção, de dor, de tristeza, de felicidade.
Mas sorria sempre ao amanhecer, porque o amanhecer, o clarear do dia, renova nossas forças. É como diz o versículo bíblico: “A misericórdia de Deus se renova a cada manhã”.
Acorde sempre meu querido, com um “bom dia, mundo! Dê “bom dia” a todos, e terá um lindo dia, mesmo com chuvas e trovões. Aproveite a energia dos raios que por ventura o atingirem, aproveite o seu clarão para iluminar o seu caminho e olhe para o mar. No mar você entenderá a plenitude da Obra Divina. Contemple sempre o mar, os rios e as montanhas. Olhe para a terra e verá seus pés; acaricie suas mãos com a terra levante-as aos Céus; contemple de dia as nuvens e, à noite as estrelas.
Pedro, querido, ouça teu coração, abra os olhos para bondade ao começar o dia e escancare seus sentimentos. E conhecerás a Paixão.
Nestas imaginárias palavras eu quero lhe convidar a vir a este mundo. Aqui temos guerras, sofrimentos, traficantes e bandidos. Temos reis, rainhas e governantes. Temos também súditos, o povo, com seus impostos e imposições. Imponha sempre tua vontade.
Meu Querido, assim que você sair dessa condição de filho uterino venha a mim, e eu te apresentarei a vida e alguns amigos, uns já se foram, outros ainda falam e escrevem. Mas apresentarei a você, meu Querido, o Guimarães Rosa, o Manoel Bandeira, o Olavo Bilac, a Adélia Prado e Ryok Inoue. Também, o Cartola e o Ataulfo Alves. E tem um cara muito especial um senhor menino o Monteiro Lobato... que este filho, eu já te apresentei e vocês teráo juntos uma grande amizade.
Descerei o morro para lhe apresentar a Praia de Ipanema e a Garota de Vinicius.
E na musica você que já ouve desde o ventre, poderá viver a musica, tantas que terá a vida toda para apreciar. Do som da placenta aos aplausos final tudo é música, tudo filho.
Trarei você para dentro de mim e o acolherei. Seremos um só. Viajaremos no interno das almas e espalharemos felicidade, alegria e arte.
Sopraremos as tristezas, repugnaremos as injustiças, chutaremos a angústia, correremos da dor e acolheremos a Paz e a Alegria.
Buscaremos no lúdico a realidade, na utopia a realização. Buscaremos em família nossa história.
Meu querido filho Pedro: quero lhe dar o segundo conselho: confie sempre nas mulheres, elas são sábias, inteligentes, emocionantes, emocionais e fortes. Mas tenha cuidado! Elas oferecem a Maçã.
Outras coisas sobre as mulheres, meu querido, deixarei com seu pai, assim que você nascer; vocês terão uma conversa de homem para homem. Um pacto de honra que você compreenderá em seus braços. Acredite filho amado, seu pai é seu vinculo com um mundo que eu nunca poderei te acolher nem apresentar. Você vai aprender o que é coisa de homem.
Pois é meu filho, a vida é assim, como diz um grande amigo meu, das Minas Gerais: “O que a vida quer da gente é coragem”
Este mineiro mudou muitas vidas, como também mudaram os Rolling Stones: “Uma pedra rolante”.
Role a pedra de sua vida, meu querido, direcionando-a para a felicidade. Por falar em felicidade meu filho, eu quero lhe deixar o terceiro conselho: a vida é uma eterna busca da FELICIDADE. Busque-a sempre e saiba que poucos a conquistam, mas a persiga com garra. Porque a luta da conquista já nos conforta.
Estarei conversando sobre isso sempre com você porque, mais importante que a conquista É A LUTA.
Como quarto conselho eu quero te chamar a atenção para as palavras de um outro amigo, um Argentino gente boa. Que rodou as Américas, Revolucionou Cuba e morreu na Bolívia. “ENDURECER-SE SEM PERDER A TERNURA JAMAIS”.
Vamos lutar meu querido, vamos à busca de nossas conquistas, vamos endurecer meu Amado. Sem jamais perder a DOÇURA.
Como quinto conselho eu lhe sugiro que tenha sempre imaginação no seu coração, porque somente aí buscará forças para mudar o mundo.
Dentre tantos conselhos filho, que ainda lhe darei pela vida, fica registrado aqui um fato muito importante: seu pai, Larissa e eu estaremos sempre ao seu lado. E ainda tem mais uma novidade filho: para sua felicidade você poderá contar com Larissa no plural; são duas em sua vida. Duas irmãs, duas histórias, e tenha certeza, o amor ágape fraternal fará de vocês um grande triangulo de força, fé e cumplicidade.
Eu lhe apresentarei a fé em Deus e a fé nos homens, pois, Pedro amado filho, dos pequenos hoje, o mundo aguarda o grande homem de amanhã. Sua família é o berço no qual você estará sempre seguro.
Te amo!
Sua Mãe.