cuidadoescola.blogspot.com

Quem disse que escola é lugar para essas coisas?
 
Para uma Flor inquieta

A Flor  perguntou-me:

“Edna... como fazer, para alguém fazer, o que não quer fazer?!
Explicando melhor, vejo que você é uma boa pedagoga, então...como faço para meu filho(...)gostar de estudar?
Ele é sabido mas...
O irmão mais novo já está passado de ano e ele...sei não...vamos vê se passa nas recuperações.
Dizer que estudar é o melhor caminho, entra por um ouvido e sai pelo outro, pelo nariz e todos os buracos existentes.
Se você souber de uma boa dica, por favor me mande essa luz.
Beijocas,
 D”

 
           Minha Flor desculpe a demora em responder... Estive fora, viajando.Fui ao sítio, casa dos meus pais. Meu pai esteve adoentado por esses dias e aproveitei o feriadão para vê-los, depois a semana recomeçou com sua loucura, Vinícius gripou feio, eu cheia de compromissos... Só agora pude parar um pouco e pensar numa resposta.   
          Não sei é uma boa dica de “pedagoga”, mas é sim de uma mãe com um filho quase na mesma idade que o seu. E se avexe não, querida... Vinícius também não gosta de estudar, diz que está na escola porque eu o obrigo...  e eu obrigo mesmo... Mas finalmente, graças aos bons anjos da Literatura é um leitor muito atento, devora livros como a mãe e o pai. Está sempre aprendendo coisas novas, interessantes e cá entre nós, mais até do que a escola ensina.
           Para muitos na idade deles a escola, do jeito que é, é o lugar mais chato do mundo!De interessante, segundo eles, “só o intervalo e a volta para a casa”... Não reconhecem aquilo lá como um lugar deles e para eles.
          A escola é importante para a sociabilidade, para reproduzir parte do conhecimento produzido pela humanidade, mas não é o único lugar que se aprende. Para aprender há o mundo todo, o tempo todo... Seja firme quanto às responsabilidades dele e relaxe.  Não faça mais discursos... Eu não faço mais... Cobro o que tenho que cobrar no tempo que tenho que cobrar.
            Ele diz, você é ditadora, opressora... Eu respondo, rindo, “- Quem disse que isso aqui é uma democracia? isso aqui é uma família, com regras, responsabilidades nossas, de seu pai e eu e suas. Faça sua parte, estudando! E ele ri e me beija... "minha Führer"!!
            Querida, vou te contar uma historinha que gosto muito. Um dia um pesquisador e professor amigo entrevistou um líder de uma comunidade. Disse ele que o sujeito era temido e respeitado, que o seu nome fazia tremer de figurões a bandidos, e perguntou:
 - Se tivesse o poder de mudar a vida desta comunidade, o que  faria?
o  tal líder respondeu:
- “Obrigava” cada criança a frequentar a escola, fazer um esporte e ter aula de música...
- Obrigava? Não acha que isso é radical demais? Eles não teriam que escolher se querem isso?
 - Liberdade é só para filho de pobre? de trabalhador? Pergunta se os filhos dos dirigentes desse país, se os filhos dos empresários, dos  donos do dinheiro são consultados se querem aprender uma ou mais língua, fazer balé, computação, um ou dois esportes, professor particular quando está fraco?
           Disse o meu amigo que calou diante da sabedoria daquele homem rude e pasme, era o inicio dos anos 80!E o líder arrematou:
“Só quem dá essas ousadias de criança decidir se quer ir ou não a escola é pobre ignorante que não sabe a importância do estudo pra vida das pessoas.”
           Francamente, fiquei fã desse controverso personagem!Sua visão de responsabilidade social com as crianças e jovens de sua comunidade o tornou, aos meus olhos, mais importante que qualquer político carreirista que só se interessa pelo poder e as benesses que advêm dele.
             Voltando a sua pergunta: juntamente com o pai, deixe claro isso para ele. A importância que têm o conhecimento, para vocês. E que não há negociação sobre isso! Sugiro apenas que entenda o tempo de aprendizagem dele que certamente é diferente do irmão. Ele é um menino lindo, educado, gentil e muito inteligente  e certamente a maturidade vai fazê-lo entender suas preocupações.
            No mais, devo lhe dizer que não sinto a menor culpa por ser "Mãe Chata",  Mãe que pega no pé para determinadas questões que sei fundamentais para a formação do meu filho. Umas das minha maiores alegrias, esse ano, foi quando ele foi ao aeroporto me buscar de uma das minhas viagens e me perguntou:
-Mãe, sentiu saudades de mim?
- CLARO, MEU FILHO!Morro de saudades quando estou longe de você...
- Então prova isso me dando um presente...
-Ai, que interesseiro!!
- Que presente é?
- Me compra um livro...
-Só um? Tem certeza?
E meu sorriso ia de orelha a orelha...
 
Da Série CARTAS PARA UMA FLOR

Foto e charge de um livro mais que especial:
Cuidado, escola! desigualdade, domesticação e algumas saídas.
Babette Harper, Claudius Ceccon, Miguel Darcy de Oliveira, Rosiska Darcy de Oliveira
Apresentação Paulo Freire.
Editora Brasiliense.

PS: O livro que Vinícius me pediu era "Ladrão de Raios" de Rick Riordan,  livro  um da série PERCY JACKSON & OS OLIMPÍANOS.