Para os gênios do futebol
Três pedidos aos “gênios” do futebol.
Sugestões para melhorar a disciplina e o trabalho do árbitro dentro do campo de futebol. Dirigente esportivo e jornalista deficiente não possuem interesse em implantar tais medidas, pois o caos esconde diversas mutretas e rende manchetes que vendem.
Existem três motivos (entre dezenas) para o clima de animosidade dentro do campo de futebol (repassado para o torcedor) que contribuem para prejudicar o trabalho dos árbitros e comprometer o espetáculo.
1) Técnicos não respeitarem a área tracejada e permanecerem no seu âmbito (e até fora dele) durante todo o jogo.
Como amenizar?
Instalar junto à linha lateral pelo lado esquerdo dos ataques, uma cadeira semelhante às usadas pelos juízes de tênis. Deste ponto, o técnico teria uma melhor visão do jogo e não ficaria "querendo aparecer" para a imprensa.
2) Puxão de camisa mútuo dentro da área quando uma falta ou escanteio é batido.
Como amenizar?
Uma forma simples para minimizar o fato em 99% seria o uso obrigatório de luvas SEM dedos! Qualquer empresa esportiva estará apta para fabricá-la em 3 meses. Ela deve ser lisa, quase indobrável e espalmada, para permitir que o jogador se proteja ao cair no chão. Ainda traz a vantagem de evitar um dedo no olho do adversário (ou em partes mais íntimas). E não atrapalha o arremesso lateral. Mas se atrapalhar será igualmente para todos. Passem a bate-lo com os pés.
3) O excesso de faltas ao longo do jogo. Chegam a quase 80 em alguns jogos.
Como amenizar?
Estabelecer um limite de 10 faltas dentro do campo de defesa por cada tempo. Nas faltas excedentes (fora da área), colocar a bola a 2 metros da cabeça da meia-lua, que será obrigatoriamente batida em direção ao gol, sem permissão de barreira! Similar ao futebol de salão.
Pelo bem do esporte, saudações a todos.
Haroldo P. Barboza – Vila Isabel / RJ - Brasil
Autor do livro: Brinque e cresça feliz!