A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE X FANTÁSTICA FESTA DE CRIANÇA

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE X FANTÁSTICA FESTA DE CRIANÇA

Acabei de assistir “A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE" (2005).

Faz tempo que eu não abria os meus porões a muito lacrados.

Uma única pessoa na apresentação inicial do filme às 12h15min de hoje. (22/07/2005), quem?

Eu.

Sentado na escuridão do cinema, me divirto com os trailers, mas à hora do filme é chegada. Desde a vez que o vi em forma de trailer meus monstrengos atacaram as portas de meus porões para fugir, sentado na escuridão do cinema.

O processo de fabricação... A distribuição do Chocolate... Gula... Orgulho... Cobiça... Ira...

Ingenuidade...

Cinco características de personagens distintos que iriam ter uma viagem dentro da fábrica de chocolate e outro personagem que teria uma viagem dentro de seus traumas...

Lembro de minha infância.

Lembro da primeira exibição do filme na rede globo numa tarde de sábado, por coincidência, aniversário de um primo em segundo grau.

Doces,

Refrigerantes,

Bolos,

Brinquedos,

Gritaria e

Jogos.

Em um canto o estranho personagem sentado sozinho, isolado por monstros que impediam de ser feliz.

Guerra de doces

Disputas por brigadeiros

Guerra de guaraná

E num canto o personagem não podendo participar.

O mundo real nada tem de bom...

Mas de onde o personagem estava assistia a FANTÁSTICA FABRICA DE CHOCOLATE (1971).

Sonhava em não estar ali... Talvez na fábrica, ou estar ali e ser livre sem ameaças de cintas nas costas e das mãos...

Sonhava em poder provar o gritar por gritar...

de jogar bola...

de brincar de autorama...

ou de andar de bicicleta...

Recusar convites para brincar sem contar a verdade era uma missão, mas ao longe eu via os personagens na missão de ganhar um premio e imaginava que se ocultasse a verdade também no fim ganharia um premio, afinal naquela época acreditava que existia um céu onde bons meninos andariam por ali... Longe de carrascos terríveis... Longe de humilhações imposta... E no céu o tal de "DEUS" teria a cara de WILLY WONKA, vestimentas estranhas, hábitos mais estranhos ainda e num céu de surrealismo eu poderia comer nuvens e rir sem o medo da mão.

Willy, um Deus na minha infância...

Anos atrás lagrimas foram contidas por medo da "mão", hoje mais de trinta anos da FANTASTICA FESTA DE CRIANÇA, a certeza que os portões dos porões foram abertos e as lágrimas escorreram e muito...

Escorregam pela morte de "Charlie" por saber que "Willy" não existe... E que somos joguetes de um destino que escolhemos, mas não lembramos, mas por que de nossas escolhas...

Se você... Assistiu a primeira versão muito será explicado...

O que passava pela sua cabeça quando assistiu a primeira vez ao Sr.Willy?

Ainda estou meio anestesiado de tantas recordações que surgiram, lembro de meu primo, de sua mãe que sempre trazia um doce para mim, afinal o "estranho" não participava da disputa, lembro das crianças daquela tarde e o pior a lembrança é tão gritante que até de seus nomes eu me lembro... E lembro-me de suas perguntas e gozações... Afinal o ser humano é cruel por natureza... E tenho a recordação da "mão" e o que eu mais gosto de lembrar-se desde dia é de WILLY WONKA...

Agradeço a Burton e Deep por deixarem lágrimas a muito represadas tomar um rumo...

Gostei e muito...

André Zanarella 22-07-2005