Imagem: recadomix.com

Alma Apaixonada

Para uma Flor que me escreveu

Carta/ email da Flor


Date: Thu, 14 Oct 2010 22:04:56 -0300

 Professora  Edna
Quero lhe parabenizar pelo dia do professor. Também sou professora e lhe admiro muito. Acho a sra  dinâmica e alegre e gosto muito quando lhe ouço falando nos eventos e entrevistas. Quero lhe agradecer pelos  convites e textos que envia aqui para a escola, pois são muito especiais, sempre reenvio para meus amigos também. Gostei de saber que a sra escreve porque eu amo poesia.parabéns pelas suas que são tão lindas!Fiquei surpresa, pois, a sra é da idade da minha mãe e ainda parecer ser uma pessoa apaixonada, que não tem medo de declarar seu amor e de falar em paixão, em sexo.Minha mãe e as amigas da idade dela parecem que morreram para esses assuntos românticos. Continue essa pessoa maravilhosa que é e muito nos orgulha. Que Deus lhe abençoe grandemente.
            D
 

Minha resposta para a Flor D

Minha linda Flor!

           Obrigada por seu email tão amável e carinhoso. Que alegria que uma colega de profissão me tenha em tal alta conta!Digo isso porque esse nosso mundinho anda tão cheio de gente pouco afetuosa que exulto quando alguém que não é do meu convívio tão próximo me escreve dizendo que gosta do que falo, do que escrevo, que me admira!
          Obrigada! Só posso mesmo agradecer sua generosidade e simpatia. Adorei saber que gosta de poesia pois isso mostra a sua alma de educadora sensível, seu coração afetuoso. Alimente-os sempre!
          Devo confessar, Flor, que também fiquei surpresa que se surpreendeu por uma mulher “na minha idade” ainda “parecer” apaixonada, “declarar seu amor” de público, falar de "paixão, de sexo...”     
          Querida,  que bom que a capacidade de amar não é prerrogativa da mocidade apenas.Como diz Lya Luft em seu lindo poema “Canção na plenitude” Não tenho mais os olhos de menina/nem corpo adolescente, e a pele/translúcida há muito se manchou./Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura agrandada pelos anos e o peso dos fardos bons ou ruins./ (Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)(...)” Mas te garanto que como no poema, agora amo mais e melhor porque me conheço, conheço mais ainda meu corpo, sei das minhas “raízes e asas”, dos meus limites de pessoa humana.
           Tenho mesmo, minha Flor, uma alma orgulhosamente alimentada pela poesia da vida. Amo e sei que sou amada e desejada na mesma intensidade.Nunca me pautei pela avareza de afetos e, tens razão, não tenho medo das palavras: se amo digo que amo e cá pra nós sempre torço para que quem  sempre ouviu isso de mim suporte a minha sinceridade.
             Se dá certo?Sempre me respondo que “por sorte ou merecimento”, sim. Tenho encontrado, nessa dimensão, mãos afetuosas que me acolhem e me devolvem amor, delicadeza, respeito.
           E não me refiro só na uma relação de afeto entre homem e mulher mas também e principalmente ao amor da amizade , ao amor por nossa família, ao amor pelas coisas que julgamos importantes, como nossa profissão por exemplo.
          Gosto dessa minha alma despudoradamente apaixonada. Me faz um bem enorme ser assim e espero nunca mudar.Vou repetir o que já disse a uma outra Flor:o amor primeiro é por nós mesmas. Ah, e digo mais: o amor passa pela admiração. Jamais amaria quem não admiro e respeito, por isso fiquei tão feliz com seu email, por achar que mereço sua admiração e lhe cumprimento também pelo nosso dia.
          Florzinha, me escreve mais, sim? Adorei conversar contigo assim, abrindo meu coração, dizendo do que acredito, do que me toca a alma. Se fores a nossa festa quero muito te dar um abraço, quem sabe  não conversaremos mais?Gostei de saber que tenho a id
ade de sua mãe, gostarei muito de conheçê-la . Lhe espero por lá, ok?

Brasília, 15 de outubro de  2010

Da Série CARTAS PARA UMA FLOR